26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 16:30 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 16h:30 - A | A

alteração no estatuto do idoso

Idosos deverão comprovar idade para garantir passagem gratuita

Sarah Mendes/VG Notícias

Reprodução

Idosos

 

Idosos com mais de 65 anos deverão comprovar sua idade ao Poder Público local ou às empresas responsáveis pelo transporte, para, assim, garantirem a gratuidade das passagens. Essa decisão é determinada pelo projeto de lei nº 328/2016, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi aprovada hoje pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

No entanto, essa determinação só será válida para os municípios que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica, onde, após a comprovação ao Poder Público, o idoso receberá uma carteirinha de identificação. Nas cidades onde o pagamento ocorre em dinheiro, a comprovação poderá ser feita aos motoristas ou cobradores dos transportes públicos.

O estatuto do idoso já previa a realização da comprovação de idade, entretanto, não determinava à quem deveria ser feita. Sendo assim, a nova PLS altera o regulamento e preenche uma das lacunas que, segundo Gurgacz, “gerava muitos conflitos desnecessários no exercício da gratuidade para idosos nos sistemas de transporte público de algumas cidades”.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) será responsável pela decisão final da PLS. (Com Senado Federal).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760