25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 10:48 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 10h:48 - A | A

Especial 152 Anos

Belezas de Várzea Grande serão destacadas em Mapa Turístico

Larissa Malheiros/VG Notícias

EBA Filmes

igreja

 

A tradicional arte de tecer redes, que faz parte da cultura de Várzea Grande, é um dos atrativos que deve ser divulgado no Mapa do Turismo em todo o País, ainda em 2019. Além, é claro, da gastronomia, que tem como marca registrada o prato “Maria Isabel” com farofa de banana e o peixe ensopado.

Para que isso se torne uma realidade, o município trabalha na construção de um Conselho de Turismo, que deve estar pronto ainda neste semestre, para fazer parte do Fórum de Turismo da região metropolitana, e assim obter acesso ao Ministério do Turismo para encaixar o município no mapa de divulgação em todo País.

“Estamos criando um conselho de Turismo em Várzea Grande para poder buscar recursos que possam ser inseridos no setor e fomente nossa cultura, o turismo da cidade”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Econômico e Turismo, José Roberto Castro Pinto.

Outros pontos também são desenhados como opções de lazer na cidade, entre eles; restaurantes tradicionais localizados nos distritos de Bonsucesso, Passagem da Conceição e Praia Grande. Não menos importante, e também valiosa tradição que estará no pacote de opções para os turistas, estão as variedades de peças de artesanatos produzidas pelos artistas e artesãos várzea-grandenses, como as violas de cocho, doces de Bonsucesso, peças de decoração e obras de arte assinadas por artistas da cidade.

Rendeiras - A arte das rendeiras tem sido uma das fontes econômicas da comunidade do Limpo Grande. Com décadas de tradição que passa de mãe para filha, na produção de redes, elas seguem firmes nas costuras e ainda são consideradas as mãos mais delicadas do Estado de Mato Grosso. Muitos turistas chegam ao Aeroporto Marechal Rondon, apenas para procurar as famosas rendeiras. A rede está entre os produtos mais procurados e vendidos fora do Estado e do Brasil.

Comidas típicas - Farofa de Banana, Maria Isabel, Galinhada com Arroz, peixe frito, peixe ensopado, doce de caju, rapadura, manga, arroz doce, milho, essas e outras iguarias são destaques na comida várzea-grandense.

Vale ressaltar que os restaurantes mais tradicionais e que oferecem a diversidade dos pratos estão localizados nos distritos de Bonsucesso, Passagem da Conceição e Praia Grande. São pontos turísticos onde, aos domingos, a gastronomia regional é representada pelas peixarias instaladas às margens do Rio Cuiabá.

Festas de Santo - As Festas de Santo em Várzea Grande constituem uma forte tradição da cidade. As comemorações são realizadas nas comunidades e frequentadas por moradores. Uma das festas mais famosas é a homenagem dos devotos de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. No início de abril, todos os anos, a bandeira da Santa percorre as avenidas e ruas, além das paróquias e órgãos públicos. A programação tem novenas e missas de segmentos sociais.

Artesanato - A Casa de Artes em Várzea Grande continua sendo o espaço dos artistas. Isso porque, lá você encontra várias opções do artesanato ao folclore da região. Um dos objetivos do espaço, é divulgar os trabalhos artísticos, promovendo a valorização da arte várzea-grandense nos mais variados eventos culturais de Mato Grosso e do Brasil. Na Casa de Artes, o turista encontra as redes do Limpo Grande, as violas de cocho, os tapetes desenhados a mão, as peças de barro entre outros produtos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760