26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Segunda-feira, 17 de Abril de 2017, 13:47 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2017, 13h:47 - A | A

opinião

Músicas versus igualdade

                                                                                                                                                        por Rosana Leite Antunes de Barros *

Dias desses, tendo o rádio como companhia, ouvi a música de trabalho do cantor Amado Batista. Chama-se ‘Peão de Obra'. Nela, ele tenta retratar a labuta, e as agruras passadas por esses profissionais. Foi inevitável a percepção, já que o próprio músico é o compositor, da forma como enxerga as mulheres.

A partir da terceira estrofe, a canção ofende o gênero feminino e fomenta o assédio, senão vejamos: ‘Eu estava lá na obraUma gata passou Desfilando de carrão Joguei beijos pra ela Mas ela nem olhou Se eu fosse um engenheiroUm granfino com dinheiroEla sim ia me ver Mas sou simples cidadão Pau mandado do patrão Que veio do norte para vencerDói dói dói Dói saberSe eu fosse um empresário E andasse de Ferrari Ela parava pra me ver Dói dói dói Dói saber Mas sou um simples peão Meu carrinho é de mão E não sou nada pra você.‘

É sabido que as músicas são imagens da sociedade, e naturalizam determinadas ações, as repercutindo como apropriadas. O patriarcalismo é visível na cultura popular, dificultando a importância do tratamento humanizado, livre das temidas discriminações.

O cantar é externar que concorda com o que foi dito na canção. Não é comum cantarolar sobre algo que se discorda. É ditado: ‘Quem canta, seus males espanta'. O que dizer, então, sobre cantar a violência, a agressão, o assédio e a discriminação? Em outros tempos cantou-se que ‘Amélia não tinha a menor vaidadeAmélia que era mulher de verdade. ‘ Passamos pela lôra burra', ‘só as cachorras', ‘um tapinha não dói', dentre outras versões, no mínimo sinistras, que menosprezaram a condição da mulher.

Agora, após tanta discussão, com direitos conquistados e luta por efetivação, não é possível tratar uma melodia que desenha agressões, como normal. A primeira violência vista é a incitação ao assédio, ao afirmar que a ‘gata‘ passou de carrão e beijos lhe foram jogados. É a típica cantada, daquelas que de elogio nada tem. Ficou evidente que aquela mulher não desejava esse tipo de abordagem. Entretanto, assim foi feito, mesmo com a respectiva aversão da vítima. A outra violência enxergada é o tratamento dado à mulher como coisa, objeto que se compra. O retrato como interesseira é um ataque, deixando transparecer que ela aceitaria ser humilhada através de abusos, caso o ofensor fosse portador de condição financeira privilegiada.

Até quando teremos que conviver com esses insultos? Seria o dinheiro a pátria de todas as mulheres? Aceitariam, todas, manter relacionamentos amorosos por presentes caros? Fica visível que o autor da canção foi machista com as suas declarações.

A grande preocupação momentânea é extirpar as diferenças, que teimam em existir, mesmo com a disseminação por tratamento igual. Se há aceitação de propagandas que fazem da mulher objeto, de piadas de péssimo gosto que as diminuem, ou, se as músicas cantaroladas agridem, o caminho é de muita batalha por dias melhores.

A música trabalha as nossas emoções, podendo a musicoterapia ser utilizada para tratamento de doenças, inclusive, para amenizar dores físicas. Os sentimentos são tocados pelos sons. A balada entra em contato com o sistema límbico cerebral, em importante região da cabeça, responsável pela emoção e afetividade.

Além de contribuir para a produção de endorfina, acessando o hipocampo, responsável pela memória. Porém, o viés também pode ocorrer. Porquanto, se os estímulos são para músicas tendenciosas à violência, o subconsciente laborará neste sentido.

É de se ressaltar o respeito ao referido cantor e compositor, que, inclusive, é formador de opinião.
O efeito ‘cliquet' dos direitos humanos veda o regresso. Os retrocessos são prejudiciais às gerações futuras, e só serão sentidos com o tempo.

* Rosana Leite Antunes de Barros é defensora pública estadual

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760