A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), protocolou nessa segunda-feira (08.07) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recurso contra a decisão que arquivou representação que pede a cassação do mandato de Abilio Brunini (PL) por quebra de decoro parlamentar.
O recurso também é assinado por outros 56 deputados do PT, PSOL, Avante, entre eles Guilherme Boulos (PSOL/SP), Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Erika Kokay (PT/DF), Lindbergh Farias (PT/RJ), e Maria do Rosário (PT/RS). O regimento da Câmara estabelece que os requerimentos contestando decisões do colegiado devam ter, pelo menos, 51 assinaturas de apoio.
O Conselho de Ética deve convocar reunião do colegiado para a votação do recurso apresentado pelo PT. Se o plenário rejeitar o recurso, a representação contra Abilio Brunini será arquivada definitivamente. Caso os membros do colegiado aprovem o pedido, a representação será admitida automaticamente e o presidente deverá notificar o deputado para apresentar defesa prévia no prazo de 10 dias úteis.
Lembrando que a abril deste ano o Conselho de Ética da Câmara arquivou ação do PT que pedia a cassação de Abilio Brunini. Ele foi acusado de ofender palestrantes de uma audiência pública, realizada em novembro de 2023, que discutia a guerra no Oriente Médio envolvendo Israel e o Hamas.
Leia Mais - Conselho de Ética da Câmara arquiva representação do PT contra Abílio