A “luta” da assessora parlamentar Adriane Martins pela implantação do Hospital Sarah Kubitschek em Mato Grosso ganhou novo aliado. Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que é mato-grossense, assumiu o papel de Patrono do projeto.
"Vejo a implantação da Unidade Hospitalar Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso como determinante para melhorar a saúde na região. Essa iniciativa pode beneficiar não só o Estado, mas também regiões vizinhas", afirmou Gilmar Mendes.
Adriane Martins, representando o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), em conjunto com Valtenir Pereira, ex-deputado federal e Assessor Especial de Relações Institucionais da Presidência da República, se reuniram com o magistrado em busca do apoio.
Segundo Adriane Martins, o projeto, já aprovado no Plano Plurianual (PPA 24/27), conta com investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade em Cuiabá, distribuído para cada exercício fiscal de 2025 a 2027. Segundo ela, o projeto visa não apenas transformar a saúde em Mato Grosso, mas também impactar positivamente regiões vizinhas, como Rondônia, Acre e o sul do Pará.
“O Hospital Sarah Kubitschek de Brasília, referência na América Latina, realizou 26.256 atendimentos no ano de 2022 de pessoas mato-grossenses que se deslocaram até a Capital Federal, por ser referência em neuroreabilitação em lesão medular, reabilitação neurológica e neurocirurgia”, destacou Martins.
O ex-deputado federal Valtenir Pereira destacou a liderança do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), popular Emanuelzinho, e do senador Welington Fagundes (PL) para aprovar no Plenário do Congresso Nacional, os recursos no PPA 24/27 para implantação da nova unidade: "A aprovação do requerimento de destaque em Plenário, conduzido pelo deputado federal Emanuelzinho e pelo senador Welington Fagundes foi essencial para garantir a viabilidade desse projeto promissor", avaliou.
A implantação da unidade da Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso conta, ainda, com apoio do deputado Bohn Gass (PT-RS) do senador Jayme Campos (União), do ex-deputado federal Neri Geller (PP), atual secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Após a aprovação pelo Congresso Nacional, as lideranças mato-grossenses devem se reunir com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar da expansão da Rede Sarah Kubitschek para Cuiabá.
Com assessoria