Vinicius Júnior será eleito o melhor jogador do mundo na premiação do Fifa The Best, que acontece às 14h (Brasília) desta terça-feira em Doha, no Catar. O atacante do Real Madrid e da Seleção se juntará a Romário, Ronaldo Fenômeno (premiado três vezes), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (com dois troféus) e Kaká como os brasileiros eleitos nos diversos formatos da premiação da Fifa, criada em 1991.
Vini Jr. será o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007. Ele ficou na segunda colocação na Bola de Ouro de 2024.
Campeão da Champions League e de LaLiga pelo Real Madrid, Vini Jr. foi destaque do clube espanhol na temporada 2023/24. Ele atuou em 39 partidas, marcou 24 gols e contribuiu com 11 assistências.
O Real Madrid está no Catar para a disputa da decisão da Copa Intercontinental. A equipe enfrenta o Pachuca, do México, às 14h desta quarta-feira. Vini Jr. vai para a premiação após treinar com o time nesta terça. Depois, o brasileiro retorna para a concentração. Todos os indicados foram convidados pela Fifa para o evento.
O volante Thiago Maia, do Internacional, é outro brasileiro que será premiado. Ele vai receber o troféu Fair Play da Fifa pela sua ajuda durante as enchentes do Rio Grande do Sul em 2024. O jogador do Inter foi um dos civis que se atirou na água que invadiu Porto Alegre para resgatar pessoas e animais. A imagem dele com uma senhora nas costas e água até o peito viralizou nas redes sociais e virou notícia
Aos 24 anos, Vini Jr. é o segundo brasileiro mais jovem a alcançar a conquista, considerando a idade dos jogadores ao fim da temporada que valeu a premiação. Ronaldinho Gaúcho também tinha 24 anos e nove meses ao fim de 2004, ano da sua primeira eleição, enquanto Vini Jr., que nasceu em 12 de julho de 2000, tem 24 anos e cinco meses. Ronaldo Fenômeno venceu com 20 anos em 1996.
Ao todo, serão entregues 10 prêmios no jantar de gala da Fifa: para os melhores jogador e jogadora; melhores goleiro e goleira; melhores técnico ou técnica no futebol masculino e feminino; Prêmio Puskás e Prêmio Marta, para os gols mais bonitos; Prêmio de Torcedor; e Troféu Fair Play.
A Fifa também divulgará as seleções da temporada no futebol masculino e feminino. Rodrygo e Vinicius Junior disputam entre os atacantes junto ao argentino Germán Cano, do Fluminense. Também do time carioca estão na briga o meia Ganso e o zagueiro Nino (agora no Zenit) - Almada do Botafogo, é outro concorrente no meio. Dante, Bremer e Gabriel Magalhães estão entre as opções de zagueiros, e o goleiro Ederson é outro brasileiro no páreo. Entre as mulheres, Lorena (goleira), Rafaelle e Tarciane (zagueiras), Portillo (meia), Kerolin e Adriana (atacantes) foram as brasileiras indicadas. (Fonte: Site G1)
Leia também - Chico 2000 assume candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá -
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).