O lateral-esquerdo uruguaio Viña, 26 anos, vem se destacando no Flamengo desde sua chegada em janeiro e, neste domingo, será titular pela primeira vez em um clássico contra o Vasco, às 16h (de Brasília) no Maracanã. A confiança do técnico Tite no jogador é evidente, fruto de suas performances consistentes nas últimas partidas.
Viña foi uma das três sugestões de Tite na última janela de transferências, ao lado de Léo Ortiz e Luiz Henrique, que acabou não vindo para o Flamengo e se transferiu para o Botafogo. Desde então, Viña mostrou a que veio. Em um momento crucial contra o Millonarios, ele realizou uma jogada brilhante, com roubo de bola, construção pelo meio e uma assistência precisa para Pedro marcar. Essas habilidades fizeram Tite insistir em sua contratação.
Após uma estreia marcada por uma chance perdida contra o próprio Millonarios na Libertadores, Viña deu a volta por cima e elevou seu nível de jogo. Ele foi o melhor em campo na vitória contra o Bolívar na altitude, onde marcou um gol, e também foi crucial contra o Amazonas na Copa do Brasil, ao assistir Pedro em um dos gols.
A boa fase de Viña, no entanto, não fez com que ele automaticamente tomasse a titularidade de Ayrton Lucas, que também vinha jogando bem. Mas a situação mudou quando Ayrton sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, abrindo espaço para Viña no Clássico dos Milhões.
A lesão de Ayrton Lucas preocupa Tite, principalmente com o jogo contra o Grêmio no horizonte, no próximo dia 13. Viña deve se apresentar à seleção uruguaia para a preparação para a Copa América, que inclui um amistoso contra o México em 5 de junho. Ainda assim, o Flamengo trabalha para conseguir a liberação de Viña, assim como de outros jogadores convocados, para enfrentar o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.
Desde sua chegada, Viña participou de 15 partidas, sendo titular em seis, contribuindo com duas assistências e um gol. Sua conexão com Pedro tem sido especialmente frutífera, com o uruguaio servindo o artilheiro do Brasil em 2024 em duas ocasiões que resultaram em gol. (Com ge)
Leia atambém - Cuiabá poderá enfrentar o Grêmio nos playoffs da Sul-Americana; entenda
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).