15 de Abril de 2025
15 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Esportes Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 08:20 - A | A

Quinta-feira, 10 de Abril de 2025, 08h:20 - A | A

topo da artilharia

Raphinha pode ser o primeiro brasileiro artilheiro da Champions desde Neymar

Atacante do Barcelona lidera artilharia da Liga dos Campeões com 12 gols

Redação/VGN

O Brasil pode voltar ao topo da artilharia da Champions League depois de uma década. Com o gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Borussia Dortmund nesta quarta-feira (09.04), o atacante Raphinha, 27 anos, chegou a 12 gols na atual edição da Liga dos Campeões, assumiu a liderança isolada entre os goleadores do torneio e se aproxima de um feito que não acontece desde a temporada 2014/15, um brasileiro ser o artilheiro da competição.

Na ocasião, o último a alcançar tal marca foi Neymar, também com a camisa do Barcelona. Ele terminou aquela edição com 10 gols, dividindo a artilharia com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Além de Neymar, apenas outros quatro brasileiros conseguiram esse feito desde que o torneio adotou o formato atual, Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká. Romário, inclusive, é o único a ter liderado a artilharia duas vezes, ambas pelo PSV Eindhoven, em 1989/90 e 1992/93. Com 12 gols, Raphinha já superou as marcas desses compatriotas — todos pararam nos 10 gols — e pode fechar a edição com o maior número de tentos já registrados por um brasileiro em uma mesma temporada de Champions.

Raphinha também disputa, agora, uma corrida paralela com a história do próprio Barcelona. Se balançar as redes pelo menos mais duas vezes, ele iguala Lionel Messi, que anotou 14 gols na edição de 2011/12 e detém o recorde de maior artilheiro do clube catalão em uma única temporada de Champions League.

Entre seus principais concorrentes estão nomes de peso como Harry Kane (Bayern de Munique), Guirassy (Borussia Dortmund), e até o companheiro de equipe Robert Lewandowski, que soma 11 gols. Vini Jr, outro brasileiro em destaque na competição, aparece mais atrás com 7 gols pelo Real Madrid. Já Erling Haaland, eliminado com o Manchester City, terminou com 8.

Vale lembrar que a Champions League passou por uma mudança no formato nesta temporada, oferecendo mais jogos para os clubes — o que naturalmente abre caminho para marcas mais altas. Ainda assim, o desempenho de Raphinha chama atenção não apenas pelos números, mas pela regularidade com que tem decidido partidas importantes. (Com inoformações do Ge)

 Leia também - ALMT derruba veto do governador e mantém mercadinhos nos presídios

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760