O atleta mato-grossense Igor Queiroz, 23 anos, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Sênior de Wrestling, que representará o país no Campeonato Pan-Americano de 2025. A competição será realizada em maio, no México, e marca o início de um novo ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de 2028.
Morador do bairro Tijucal, em Cuiabá, Igor é um dos destaques do estilo Greco-Romano na categoria até 97 kg. Ele é atendido na categoria Internacional pelo programa Olimpus MT, do Governo de Mato Grosso, executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“É notável o investimento no esporte feito pelo Governo de Mato Grosso. E, na Secel, temos um secretário que já viveu tudo isso e sabe o que nós atletas precisamos. Sou bolsista do projeto Olimpus e isso me ajuda muito. É um projeto essencial para o desenvolvimento do esporte de nosso Estado”, afirma o atleta.
A trajetória de Igor no wrestling começou em 2017, na Seleção Brasileira de Base. Desde então, ele se mantém na elite do esporte, integrando a seleção adulta por seis anos consecutivos. Em sua carreira, já acumula conquistas expressivas, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 e o título de campeão Pan-Americano Sub-20 em 2021.
Entre seus feitos mais notáveis está o bronze conquistado no Campeonato Mundial Sub-23, realizado em 2022 na Espanha. O resultado foi histórico: até então, tratava-se da maior conquista do Brasil no estilo greco-romano em todas as categorias etárias de Mundiais, do Sub-17 ao Sênior.
Segundo Igor, a convocação para o Pan-Americano é mais que uma oportunidade de representar o país — é o início de uma jornada que pode levá-lo até os Jogos Olímpicos.
“Fui convocado para a Seleção Brasileira mais uma vez, uma seleção já visando o ciclo olímpico para 2028. O Campeonato Pan-Americano é muito importante para dar início a todos os outros resultados subsequentes até a classificação olímpica”, ressalta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).