Há quase três meses o torcedor do Flamengo não sabe o que é ver um jogo do time sem ter Ayrton Lucas em campo. Titular da lateral esquerda, o jogador está em uma sequência no time titular que dura desde o fim de fevereiro, a maior do elenco no momento.
A última vez que o defensor foi poupado foi em 25 de fevereiro, na vitória por 1 a 0 dos reservas do Fla sobre o Botafogo, em Brasília, pelo Estadual. Desde então, o jogador participou dos 18 jogos seguintes da temporada e só não foi titular duas vezes.
Tempo de jogo
Ayrton participou de 26 das 31 partidas do Flamengo nessa temporada. Só Everton Cebolinha jogou mais vezes, 29, só que a maioria como reserva. O lateral-esquerdo, por outro lado, é o segundo jogador do elenco que mais vezes foi titular, em 23 duelos. Só perde para Gabigol, com 24.
O camisa 6 também está entre os jogadores com mais minutos em campo. É o terceiro nesse quesito, com 2.288 minutos. Só perde para Gabigol (2.370), o recordista, e o goleiro Santos (2.401).
Destaque em 2023
O Flamengo investiu no fim de 2022 na aquisição definitiva de Ayrton Lucas, comprado por R$ 41 milhões. O defensor responde não só com a condição física, mas também pelos bons números. Ele é um dos destaques da equipe na temporada. Marcou quatro gols, deu quatro assistências e já jogou como ala e volante, além da posição de origem na lateral esquerda.
A maratona vem do bom desempenho do lateral, mas também do contexto do elenco. Filipe Luís emenda lesões e só conseguiu fazer cinco jogos nesse ano. Ramon, a outra opção até o início do ano, foi vendido para o Olympiacos, da Grécia. Ayrton se tornou a única opção do elenco.
Sem ele, Everton Cebolinha precisou ser improvisado como ala pela esquerda em esquema de três zagueiros. A presença de Léo Pereira, que também vive boa fase, é outro pilar para sustentar o setor.
Ayrton deve emplacar o 19º jogo seguido na próxima terça-feira, às 21h (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Filipe Luís está em fase final de recuperação e tem chance de ser relacionado, mas para iniciar no banco de reservas.
Leia mais - Seleção brasileira alinha amistosos em Portugal e Espanha em junho
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).