A Conmebol anunciou uma multa de 120 mil dólares (cerca de 619 mil reais) ao San Lorenzo devido ao comportamento racista de uma torcedora durante a partida contra o Palmeiras pela 1ª rodada da Copa Libertadores, ocorrida no dia 3 de abril. A punição financeira será deduzida dos valores que o clube argentino tem a receber da entidade.
Além da multa, o San Lorenzo será obrigado a promover uma campanha contra o racismo, exibindo mensagens com a frase “Chega de Racismo” em cartazes e no telão do seu estádio, o El Nuevo Gasómetro. A campanha também será ampliada para as redes sociais do clube.
O incidente ocorreu quando uma torcedora do San Lorenzo foi flagrada imitando um macaco em direção à torcida palmeirense. O vídeo da provocação racista rapidamente se espalhou pelas redes sociais no dia seguinte ao jogo.
Em nota oficial publicada no dia 5 de abril, o San Lorenzo condenou o ato, chamando-o de “repudiável”. O clube se comprometeu a investigar e punir a torcedora, suspendendo-a preventivamente dos direitos sociais e esportivos. Além disso, o clube pretende impedir sua entrada em qualquer instalação do San Lorenzo, caso não seja sócia.
“Afirmamos nosso mais absoluto repúdio a ações como a mencionada, entendendo que o futebol sul-americano e mundial deve erradicar de uma vez por todas atitudes como estas que vão contra toda a relação desportiva,” declarou o clube em um trecho de sua carta oficial. O San Lorenzo ressaltou que o futebol deve ser um fator integrador, alinhado aos ideais de seus fundadores.
A Conmebol alertou que poderá impor sanções mais severas, como o fechamento parcial ou total do estádio, caso incidentes semelhantes se repitam. O San Lorenzo tem um prazo de sete dias para apresentar um recurso contra a multa.
O clube argentino, que atualmente ocupa a segunda posição em sua chave, enfrentará o Palmeiras novamente nesta quinta-feira (30), encerrando sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores.
Leia também - Seis jogos em menos de 20 dias: Cuiabá terá maratona com "nova tabela" do Brasileirão
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).