O jornal “El Pais”, responsável por realizar a competição Rei da América desde 1986, divulgou nessa quinta-feira (28.12) os quatro jogadores que irão concorrer ao principal troféu individual da América do Sul. Nesta edição, não há nenhum nome brasileiro concorrendo.
Os indicados foram John Arias e Germán Cano, do Fluminense, Luis Suárez, ex-Grêmio e atual Inter Miami, e De La Cruz, ex-River Plate e atual Flamengo. Ao todo, 250 jornalistas esportivos foram responsáveis pela escolha dos atletas que estão disputando a honraria de melhor jogador do continente em 2023. O resultado será divulgado no último domingo (31) do ano.
Estrelas da temporada do Flu, Arias e Cano foram responsáveis por ajudar a levar o time Tricolor carioca à grandes disputas, como Libertadores e Mundial de Clubes. O colombiano meio-campista marcou 12 gols e deu 17 assistências em 61 dos jogos disputados. Já o argentino, foi o goleador do futebol brasileiro e do torneio continental. Ao todo, Cano fez 40 gols em 61 partidas.
O pistoleiro Luisito Suárez brilhou pelo Grêmio em 2023. Foi um dos responsáveis por levar o clube gaúcho ao vice do Brasileirão e às semifinais da Copa do Brasil, além dos títulos do Gauchão e Recopa Gaúcha. Marcou 29 gols e 17 passes para os companheiros marcarem. Suárez deixa o Grêmio para defender o Inter Miami no próximo ano.
Por último, mas não menos importante, De La Cruz fecha a lista de finalistas para a principal premiação do futebol sul-americano. O uruguaio que foi destaque no River Plate na última temporada ajudou o clube a conquistar o campeonato argentino. Agora, o meio-campista será responsável por defender o clube Rubro-Negro, o Flamengo comprou o jogador por quase R$ 80 milhões.
O atual Rei da América é Pedro Guilherme, o atacante do Flamengo foi eleito com 68 votos como o principal jogador do continente em 2022. Isso porque, além de se consagrar como campeão da Libertadores com o Fla, o jogador também foi o artilheiro da competição, com 12 gols marcados em 13 jogos. O segundo lugar da competição ficou com o companheiro de equipe Giorgian De Arrascaeta.
Além do prêmio para o melhor jogador do continente, acontece também a escolha do melhor treinador. Dessa vez, há um nome brasileiro disputando. Os vencedores também serão divulgados no próximo domingo (31).
Os escolhidos para disputar o prêmio foram Fernando Diniz, do Fluminense, Abel Ferreira, do Palmeiras, Luiz Zubeldía, da LDU, Lionel Scaloni, da seleção da Argentina, e Marcelo Bielsa, da seleção do Uruguai.
Fernando Diniz foi responsável por levar o Fluminense à vitória da Libertadores, além de ser o atual técnico da Seleção Brasileira. Abel foi campeão brasileiro com o Palmeiras. Scaloni levou os argentinos ao tri mundial. Zubeldía ganhou a Sul-Americana com a LDU. Bielsa realiza um bom trabalho de reestruturação na celeste.
Leia também - Estudantes de MT irão receber 15% de bônus no Enem para entrar na UFMT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).