Residente em Primavera do Leste, a 234 km de Cuiabá, a canoísta Ana Sátila, 28 anos, disputou na manhã desta quarta-feira (31.07) a semifinal feminina de canoagem slalom na categoria C1 – canoa individual e conquistou o 5° melhor tempo da prova, com 109s88. Agora ela avança para a final que será disputada às 11h25 (de MT).
Ela foi a 12ª atleta a competir e cometeu uma penalidade, mas confirmou a classificação antecipadamente. Ao todo, 12 das 18 atletas passaram para a próxima fase.
Na prova de canoa individual feminina, realizada na terça-feira (30), a canoísta obteve o 5º melhor tempo, descendo em 105s16, e conquistou vaga na semifinal.
Ana Sátila já havia chegado a final do caiaque em Paris, onde terminou em quarto lugar. Apesar de não ganhar a medalha, fez história ao alcançar a melhor posição do Brasil na canoagem slalom no Olimpíadas.
A canoísta ainda competirá no caiaque cross, que ocorrem em 2 a 5 de agosto.
Carreira
Ana Sátila é treinada pelo italiano Ettore Vivaldi e aos 16 anos foi a mais jovem atleta da delegação brasileira nas Olímpiadas de Londres 2012. A brasileira foi campeã mundial júnior em 2014, vice-campeã sub-23 em 2015.
No Pan-Americano de Torono 2015, Ana conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro, no C1, e uma de prata, no K1. Já no Pan-Americano de Lima 2019, conquistou mais duas medalhas, dessa vez, duas de ouro, na C1 e na Extreme K1.
Em outubro de 2023, nos Jogos Pan-americanos de Santiago, conquistou duas medalhas de ouro competindo nas categorias C1 e caiaque cross. Agora, em Paris, Sátila busca sua primeira medalha olímpica.
Leia também - Canoísta de MT surpreende e conquista vaga para semifinal nas Olimpíadas: "Vamos com tudo"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).