O atleta olímpico José Fernando Ferreira Santana, 26 anos, compartilhou nas redes sociais sua frustração e insatisfação com o material recebido para competir nas Olimpíadas de Paris 2024. Em uma série de postagens no X (antigo Twitter), ele detalhou as dificuldades enfrentadas com a falta de patrocínios e apoio do governo.
"Vocês não têm ideia do quanto foi broxante receber o material da seleção", escreveu José Fernando. "Sempre achei que nas Olimpíadas receberíamos uma mala de materiais, com tênis, roupas e sapatilhas, mas parece que não é bem assim para nós”, lamentou o atleta ao receber apenas uma mochila.
O atleta chegou a mostrar exemplos de outros países que receberam uma mala recheada de materiais esportivos para ser usada na competição. "Em outras seleções, é assim que funciona!", comparou ele.
José Fernando, que competirá no decatlo, uma modalidade que exige a utilização de diferentes tipos de sapatilhas específicas para cada uma das dez provas, mencionou que terá que usar seu próprio dinheiro para adquirir o equipamento necessário. "Eu faço a prova do decatlo, onde utilizo 7 sapatilhas de modelos diferentes, cada uma para prova específica. Estou indo para os Jogos Olímpicos sem patrocínio de marca esportiva", lamentou o atleta.
Ele também expressou preocupação com o desgaste das roupas durante os dois dias de competição, mencionando que precisará lavar seu material entre as provas ou competir com ele sujo. "Recebi como material, 1 regata, 1 macaquito, um short balãozinho. Assim que acabar as provas do primeiro dia, irei voltar para a vila e lavar logo meu material, ou competir com ele sujo."
José Fernando Ferreira Santana tem um histórico impressionante no atletismo, representando o Praia Clube/Exército/Futel (MG). Entre suas principais conquistas estão a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021 e o primeiro lugar no Sul-Americano de 2023.
No entanto, a falta de apoio adequado para competir em um evento de grande importância como as Olimpíadas levanta preocupações sobre a preparação e o suporte oferecidos aos atletas brasileiros. "Estamos falando de ✨OLIMPÍADAS ✨, o evento mais importante do esporte mundial (sic)", enfatizou José Fernando.
Olimpíadas de Paris 2024
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será realizada nesta sexta-feira, (26.07), às 14h30 (horário de Brasília). Este ano, a edição promete ser memorável desde o seu primeiro momento, com uma quebra de tradição inédita na história dos Jogos Olímpicos. Pela primeira vez, a cerimônia de abertura não será realizada em um estádio convencional. Em vez disso, Paris 2024 optou por um cenário ao longo do Rio Sena, que atravessa o coração da capital francesa. Este novo formato promete transformar o evento em um espetáculo único, integrando a cidade ao espírito olímpico.
Sobre o Decatlo
O decatlo é uma modalidade composta por dez provas de atletismo, que são cumpridas durante dois dias: 100 metros, salto em comprimento, lançamento de peso, salto em altura, 400 metros (primeiro dia) e 110 metros com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1500 metros (segundo dia). É considerado uma das competições mais desafiadoras, exigindo velocidade, agilidade, resistência e força dos atletas.
Leia também - Em reestreia de Thiago Silva, Fluminense derrota Cuiabá na Arena Pantanal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).