O candidato a vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), divulgou, na sexta-feira (13.09), um vídeo em que contesta a decisão do juiz eleitoral Carlos Alberto Barros de Campos, que rejeitou seu recurso e manteve o indeferimento de sua candidatura.
Com uma certidão da Justiça Eleitoral em mãos, Tião afirmou que sua inelegibilidade seria culpa da oposição, que não deseja enfrentar adversários na disputa pelo Paço Couto Magalhães.
O empresário havia recorrido da decisão inicial que indeferiu sua candidatura, alegando a existência de um "erro material", uma vez que o edital de intimação obrigatório não teria sido devidamente publicado. O indeferimento do registro de candidatura ocorreu no dia 9 de setembro.
No vídeo, o empresário também acusou a chapa do atual prefeito e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), de tentar vencer a eleição por meio do "tapetão". Tião garantiu que não permitirá que isso ocorra e afirmou que Várzea Grande precisa se libertar dessa situação.
“Estou quites e acredito na Justiça. No dia 6 de outubro, será Flávia e Tião”, concluiu.
ENTENDA O CASO
A reportagem do consultou as regras da Legislação Eleitoral, caso o Tião não seja substituido até às 23h59 desta segunda-feira (16.09), a chapa Flávia e Tião concorrerá sub judice. Eles ainda poderão recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, se for mantida a decisão de indeferimento do registro, toda a chapa será desconsiderada e os votos anulados, não sendo contabilizados como participação na eleição.
Leia matéria relacionada - Justiça Eleitoral mantém indeferimento de candidatura de Tião da Zaeli