A juíza da 39ª Zona Eleitoral, Suzana Guimarães Ribeiro, afirmou em entrevista à imprensa na manhã deste domingo (27.10) que Cuiabá poderá ser a primeira cidade do país a anunciar o prefeito eleito às 17 horas. A votação do segundo turno teve início às 7 e será encerrada às 16 horas.
Questionada sobre ocorrências ou problemas com urnas eletrônicas nas primeiras horas de votação, a juíza informou que, até o momento, o processo está transcorrendo com tranquilidade. Houve apenas a presença de pessoas uniformizadas em alguns locais de votação, o que é proibido pela legislação.
“Constatamos em alguns locais de votação pessoas uniformizadas e como é proibido pela legislação, então orientamos os fiscais de partido”, acrescentou ela.
Em relação à abstenção do primeiro turno, onde mais de 100 mil eleitores não compareceram nas urnas e se foi feita alguma campanha nesses 15 dias para atrair a população, Suzana disse que foram várias campanhas nas redes sociais e televisão. Segundo ela, as pessoas precisam ter consciência eleitoral.
A juíza também pontuou que o ponto facultativo decretado pelo governador Mauro Mendes (União) na segunda-feira (28), pelo Dia do Servidor Público pode atrapalhar, pois muitos podem ter optado por viajar.
“Mas a nossa expectativa é que as pessoas compareçam às urnas. Vamos esperar fechar o dia para saber quantas pessoas vão aparecer”, concluiu a juíza da 39ª Zona Eleitoral, Suzana Guimarães.
Leia também - Procurador-geral prevê eleição no MPE bastante acirrada e imprevisível: "Difícil prever um resultado"