30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2024 Domingo, 06 de Outubro de 2024, 07:27 - A | A

Domingo, 06 de Outubro de 2024, 07h:27 - A | A

06 de outubro

Eleições 2024: Brasil vai às urnas neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar nas mais de 571 mil urnas eletrônicas instaladas por todo o Brasil.

Rojane Marta/ VGN

Neste domingo, eleitoras e eleitores de 5.569 municípios em todo o Brasil vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Em Mato Grosso, as eleições municipais de 2024 ocorrem das 7h às 16h (horário local), e eleitores têm até o final da tarde para registrar seus votos.

Este ano, o processo eleitoral conta com medidas reforçadas de segurança e tecnologia para garantir a transparência e agilidade da apuração. Além das eleições majoritárias para prefeitos, os cidadãos também votarão para escolher os representantes legislativos das câmaras municipais.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar nas mais de 571 mil urnas eletrônicas instaladas por todo o Brasil. Os resultados das eleições devem começar a ser divulgados a partir das 17h (horário Mato Grosso), com expectativa de conclusão até o final da noite.

A Justiça Eleitoral reforça que o eleitor deve portar um documento oficial com foto e, preferencialmente, o título de eleitor, que pode ser apresentado também por meio do aplicativo e-Título. Além disso, é obrigatório o respeito às regras de campanha, incluindo a proibição de boca de urna e o uso de celulares dentro da cabine de votação.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos. No entanto, para jovens entre 16 e 17 anos, idosos acima de 70 e pessoas analfabetas, o voto é facultativo. Para votar, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Aqueles com o título cancelado ou suspenso não poderão participar da eleição.

Horário de Votação

As eleições de 2024 seguem o padrão de unificação de horário já adotado nas eleições de 2022, das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Em Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os eleitores podem votar entre 7h e 16h (horário local). No Acre, a votação vai das 6h às 15h, e no Amazonas, há variação de horários em diferentes municípios.

Documentos Necessários

O aplicativo e-Título pode ser utilizado como documento de identificação na seção eleitoral, desde que contenha a foto do eleitor ou eleitora, o que depende do cadastro biométrico. Caso o app não exiba a foto, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG, carteira de motorista ou passaporte.

Ordem de Votação

O eleitor primeiro votará no candidato a vereador, com cinco dígitos. Em seguida, será o momento de escolher prefeito e vice-prefeito, utilizando dois dígitos. A Justiça Eleitoral também recomenda que eleitores confiram previamente o local de votação, seja pelo aplicativo e-Título ou pelos portais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Regras no Dia da Eleição

No dia da votação, é permitido manifestar apoio de forma individual e silenciosa, utilizando camisetas, bandeiras ou adesivos. No entanto, é proibida a aglomeração de pessoas com roupas ou itens que indiquem preferências partidárias, além da realização de propaganda sonora, comícios ou boca de urna.

Como Justificar a Ausência?

Eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da votação poderão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou preenchendo um Requerimento de Justificativa Eleitoral em qualquer mesa receptora de votos. Caso não seja possível justificar no dia, o eleitor terá 60 dias após cada turno para regularizar sua situação.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760