O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), recebeu representantes do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto), com demandas necessárias para a coordenadoria de Saúde Bucal, pertencente a Saúde Municipal de Cuiabá.
“A Saúde Bucal no Município de Cuiabá, apesar dos reconhecidos avanços na produção, produtividade e inclusão, muito pouco avançou na estruturação de uma prática centrada no usuário, na efetivação da integralidade e da igualdade e o que se observa hoje é que transita por um período de estagnação e retrocesso”, consta numa carta de intenções, entregue pelos representantes do Sinodonto dr. Leandro Arruda e dr. Danilo Gaiva.
Segundo o candidato, a saúde bucal segue distante da população cuiabana, principalmente a mais carente.
“Agradeço imensamente por confiar que podemos resgatar a Saúde do município e a bucal inclui nesse processo. Todas as demandas recebidas serão incluídas em nosso plano de governo e implantadas em nossa gestão.
Dentre as demandas apresentadas, alinhadas com o plano de governo de Abilio, estão:
- O reordenamento da gestão em relação à saúde bucal, criando espaço especializado para administração intersetorial da saúde bucal no município.
- Atendimento especializado para neuro divergentes, autistas e especialidades, isso também no Pronto Socorro.
- Horário estendido para esse tipo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
- Concurso público e nomeação de mais dentistas na capital.
- Um laboratório de imagens para suporte das Upas e central.
- Implantação de programa de próteses.
Leia também: Câmara de Cuiabá "derruba" proibição de participação de conselheiros tutelares na política