O vereador Ivan dos Santos (Solidariedade) foi intitulado pelos colegas na sessão desta terça-feira (17.11) como “herói da resistência” e “mito” por conseguir se eleger três vezes consecutivas na última colocação com poucos votos alcançados.
As brincadeiras se devem porque Ivan conseguiu a última vaga na Câmara se elegendo com 659 votos e repetiu a façanha dos anos anteriores. Ele, em 2016 disputou à reeleição obtendo 960 votos. Nas eleições de 2012, quando Ivan dos Santos disputou pela primeira vez também foi um dos menos votados que conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal.
“Matemática é clara, se você não fecha um quociente eleitoral, você pode ser salvo pela sobra maior e nós tivemos uma sobra maior. Quero agradecer cada candidato do Solidariedade, agradecer aquele que teve 10 votos, de fato teve, mas isso foi a soma para eu estar aqui", disse Ivan.
Entretanto, o cenário dos eleitos da Câmara de Vereadores de Várzea Grande pode sofrer alteração, caso o candidato Wanderley Cerqueira (PV), que foi “barrado” pela justiça com base da Lei da Ficha Limpa consiga reverter o indeferimento de sua candidatura, Ivan perde a vaga.
Wanderley conquistou nas urnas 1.044 votos, que estão anulados sub judice. Devido não estar apto a assumir a função, as sobras do quociente partidário favoreceram o vereador Ivan dos Santos, que buscava à reeleição e fez 659 votos. Leia mais - Wanderley Cerqueira pode “derrubar” Ivan dos Santos caso reverta indeferimento de candidatura na Justiça