O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (29.10) o pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) para que as Forças Armadas auxiliem as forças de segurança de Mato Grosso a garantir, em diferentes cidades, o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro.
De acordo com o TSE, na solicitação o TRE/MT afirmou que o objetivo é “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”.
Ao deferir o pedido, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que as localidades que receberão apoio das Forças Armadas devem apresentar “histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.
Além disso, ele afirmou que o governador Mauro Mendes manifestou favorável ao envio das Forças Armadas.
Conforme o TRE/MT, foi solicitado apoio do Exército Brasileiro para atuação em 32 comunidades indígenas distribuídas em 15 municípios sendo elas: Barra do Garças, Vila Rica, Mirassol D’Oeste, Nova Xavantina, Juara, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Cláudia, Peixoto de Azevedo, Juína, Guarantã do Norte, Querência, Brasnorte, Paranatinga e Comodoro.