A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-VG), emitiu nota ao oticias, contestando a matéria da assessoria do candidato a prefeito, Kalil Baracat (MDB), publicada no site na última quinta-feira (22.10), às 15h13, cujo título é "Kalil e Hazama assumem compromisso com a educação de Várzea Grande".
Conforme a nota do Sintep/VG, Kalil não participou do encontro presencial com os trabalhadores da Educação, na última quarta-feira (21.10), portanto, não assinou a 'Carta-Compromisso' com a categoria. Segundo o Sintep/VG, assinaram o documento somente os candidatos, Emanuelzinho (PTB), Flávio Frical (PSB) e Miltão (PSol) que participaram da reunião.
“Esclarecemos que o Sindicato apresentou a Carta Compromisso dos Trabalhadores da Educação de VG, com antecedência, aos candidatos a Prefeito e informou que cada um teria 15 minutos para fazer a explanação do seu Plano de Governo 2021/2024 e em seguida, assinariam publicamente o documento. E assim, fizeram”, cita trecho da nota assinada no último sábado (24.10).
Conforme o Sintep-VG, os quatro candidatos a prefeito receberam oficialmente o convite e confirmaram a presença. Porém, faltando 10 minutos para o início, o Sindicato recebeu um documento do candidato Kalil Baracat, que informava, que em razão de outros compromissos, não estaria presente no evento. No entanto, consta da nota, que o candidato do MDB recebeu o convite com cinco dias de antecedência, tempo suficiente para se programar e participar do encontro.
“NÃO CONDIZ COM A VERDADE. O candidato Kalil, além de não receber a direção do Sintep/VG para dialogar como fizeram os outros três candidatos, não compareceu ao encontro e não assinou a Carta-Compromisso (...). O candidato Kalil Baracat, na mídia, tenta passar uma falsa ideia de compromisso e de diálogo com o Sindicato, mas falta com a verdade.”
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB) não assinou a Carta-Compromisso com a Educação
O Sintep/VG vem a público esclarecer à população várzea-grandense, em especial aos trabalhadores da educação, que no dia 21 de outubro, o Candidato Kalil Baracat (MDB), não participou do Encontro (PRESENCIAL) dos Trabalhadores da Educação com os candidatos a Prefeito de Várzea Grande-MT, portanto não assinou a Carta-Compromisso com a Educação.
Esclarecemos que o sindicato apresentou a Carta Compromisso dos Trabalhadores da Educação de VG, com antecedência, aos candidatos a Prefeito e informou que cada um teria 15 minutos para fazer a explanação do seu Plano de Governo 2021/2024 e em seguida, assinariam publicamente o documento. E assim, fizeram os outros três candidatos participantes: Emanuelzinho, Flávio Frical e Miltão.
Esclarecemos ainda, que os quatro candidatos a prefeito receberam oficialmente o convite e confirmaram a presença. Porém, faltando 10 minutos para o início, o Sindicato recebeu um documento do candidato Kalil Baracat (MDB) que informava que em razão de outros compromissos, não estaria presente no evento. No entanto, informamos que o candidato do MDB recebeu o convite com cinco dias de antecedência, tempo suficiente para se programar e participar do encontro com os trabalhadores da educação, explanar sua proposta e assinar a Carta-Compromisso, assim como Emanuelzinho, Flávio Frical e Miltão fizeram.
Diante dos fatos, a matéria veiculada no dia 22/10 (quinta-feira) nos sites VG Notícias, Folhamax e Lapada onde diz: “Os candidatos a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), e vice, José Hazama (DEM), assinaram uma carta-compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público, nesta quarta-feira (21)”, NÃO CONDIZ COM A VERDADE. O candidato Kalil, além de não receber a direção do Sintep/VG para dialogar como fizeram os outros três candidatos, não compareceu ao encontro e não assinou a Carta-Compromisso – a qual será condutora das nossas ações diante de quem vier assumir o mandato do executivo.
Esclarecemos, que o Encontro dos Trabalhadores da Educação com os candidatos a Prefeito de Várzea Grande-MT é uma prática que o Sintep/VG realiza em todas as eleições, tanto para governo do estado como para prefeitos, pois o nosso compromisso é lutar por uma educação de qualidade, laica e gratuita para todos e todas, onde todos os profissionais da educação sejam respeitados e valorizados. Tudo que apresentamos na Carta-Compromisso estão embasados em leis. Portanto, o que sempre lutamos e o que mais desejamos, é que o próximo prefeito cumpra a legislação e não seja negligente como a atual gestão, que tratou com descaso os servidores públicos de VG durante os seis anos de mandato.
O candidato a prefeito, Kalil Baracat (MDB), na mídia, tenta passar uma falsa ideia de compromisso e de diálogo com o Sindicato, mas falta com a verdade.
A sua postura, com a ausência no encontro com os educadores, demonstrou que não tem nenhuma consideração e muito menos respeito com os trabalhadores da educação. Sua atitude evidencia o desprezo, a falta de compromisso com a educação pública e com os profissionais da educação de Várzea Grande. Revela que uma vez sendo eleito, como será o seu tratamento com a categoria.
Várzea Grande, 24 de outubro de 2020.
Direção Sintep/VG