14 de Novembro de 2024
14 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2020 Domingo, 15 de Novembro de 2020, 13:43 - A | A

Domingo, 15 de Novembro de 2020, 13h:43 - A | A

crime eleitoral

Serviço de inteligência do TRE irá investigar derrame de santinhos em VG; autores serão punidos

Até o momento três pessoas foram detidas somente em Várzea Grande por ter praticado algum crime eleitoral

Lucione Nazareth/VG Notícias

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Lídio Modesto da Silva Filho, afirmou neste domingo (15.11) que o serviço de inteligência da Corte Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral (MPE) irá investigar os autores do derrame de santinhos nas proximidades de colégios em Várzea Grande e Cuiabá.

Segundo ele, o presidente do TRE/MT, desembargador Gilberto Giraldelli e uma equipe da Corte Eleitoral sobrevoo alguns locais de votação em Várzea Grande e Cuiabá sendo verificado derramamento de santinhos.

“Junto com o presidente, nós realizamos sobrevoo em Cuiabá e Várzea Grande em inúmeras seções eleitorais e podemos observar que em algumas delas ocorreram derrame de santinhos, que trata de crime. Esperamos que conseguimos rastear isso. Isso já foi encaminhado ao serviço de inteligência e ao Ministério Público. Esperamos que possamos encontrar os autores dessa atitude”, disse o juiz durante o 2º Boletim Virtual das Eleições 2020 em Mato Grosso.

O magistrado apontou que até o momento três pessoas foram detidas somente em Várzea Grande por ter praticado algum crime eleitoral, sendo que duas prisões foram efetuadas pela Segurança Pública do Estado (polícia militar ou civil) e uma prisão pela Polícia Federal pelo crime de “boca urna”.

A PF ainda prendeu quatro pessoas em Sinop, duas em Barra do Garças, e outra em Cuiabá todos pelo crime de “boca de urna”.

Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar e Polícia Civil) informou que foram registradas 18 ocorrências de tentativa de captação ilícita de sufrágio; 4 tentativas de obstruir o eleitor de votar; duas por desacato; duas prisões de boca de urna, uma prisão por desobediência, duas por ameaça; uma prisão por propaganda de candidato mediante a publicação de cartazes ou utilização indevida de broche; uma detenção por tentativa de transporte de eleitores; e uma prisão por propaganda irregular.

Os crimes eleitorais foram registrados nos seguintes municípios: Barra do Garças (4), Confresa (3), Peixoto de Azevedo (2), Porto dos Gaúchos (2), Sorriso (2), Tapurah (2), Água Boa (1), Alto Garças (1), Aripuanã (1), Campinápolis (1), Canabrava do Norte (1), Claudia (1), Colniza (1), Denise (1), Diamantino (1), Figueirópolis D'Oeste (1), Guarantã do Norte (1), Nortelândia (1), Nova Mutum (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Novo Mundo (1), Paranaíta (1), Paranatinga (1), Pedra Preta (1), Poconé (1), Primavera do Leste (1), Santa Carmem (1), São José do Xingu (1), São José do Rio Claro (1) e Sinop (1).  

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760