Dia 15 de outubro, ‘Dia do Professor’. E o candidato a prefeito pela Coligação ‘Amor por Várzea Grande’, Kalil Baracat (MDB) - que é neto da professora mais famosa de Várzea Grande, a ex-prefeita Sarita Baracat -, projeta avanços no ensino público municipal. Para que isso ocorra, o emedebista planeja investir na implantação de mais 22 Escolas em Tempo Ampliado (ETA), 10 Centros de Educação Infantis e cinco colégios de Ensino Fundamental durante os quatro anos de Governo.
Neste modelo de educação implantado em 22 unidades de ensino durante a gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM), as crianças ficam na escola em tempo integral, participando de outras atividades. “Nossos alunos terão mais oportunidades de aprendizagem. Além disso, ficarão livres da ociosidade no contraturno. Queremos proteger os nossos filhos dos riscos das ruas e proporcionar aos pais a possiblidade de trabalharem sabendo que as crianças estão em ambiente escolar seguro”, completa Kalil.
Os estudantes integram o projeto, geralmente, a partir do 6º ano. Pela manhã, seguem a matriz curricular normal, de acordo com a série que frequentam. No período da tarde, têm atividades que vão desde informática, dança, música e teatro, exercitando o corpo e a mente nas aulas de educação física, aprendem a cuidar de horta e recebem reforço nas oficinas de raciocínio lógico e letramento. O projeto é mantido 100% com recursos do Município, desde que foi implantado em outubro de 2015.
Outra proposta de Kalil para a educação é ampliar o acesso ao ensino de qualidade, buscando firmar parcerias com o governo federal para construir mais 10 centros de educação infantil. A meta é, também, concluir os programas de creches já conveniadas. “Também queremos investir mais na inclusão digital, buscando gerar ambientes adequados com o foco no desenvolvimento infantil, com salas de aula modernas, brinquedoteca, espaços para recreação ao ar livre, seguindo os mais elevados padrões de qualidade”.
Já na educação de jovens, adultos e idosos, Kalil que quer ampliar o acesso daqueles que estão em processo de alfabetização, estimulando-os à continuidade dos estudos. “Tenho os parceiros certos para isso. Dois senadores me apoiam - Jayme Campos e Wellington Fagundes. Se elegermos Nilson, serão três. Além disso, quase metade dos deputados federais estão ao meu lado nessa caminhada. Portanto, reúno os melhores parceiros para buscarmos firmar parcerias com o governo federal, para construir mais cinco escolas municipais de Ensino Fundamental”, pontuou.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Várzea Grande atualizado recentemente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), traz cinco escolas que possuem o Programa ETA entre as seis primeiras do ranking de qualidade no ensino. O índice refere-se à avaliação feita em 2019. “A educação é a mola propulsora da sociedade. E é por meio desse importante instrumento de transformação que a nossa cidade vai avançar ainda mais. Várzea Grande é daqui para melhor. A gente não pode parar”, sinalizou.