Com um efetivo de 148 oficiais, a Guarda Municipal de Várzea Grande desenvolve diversos trabalhos visando garantir a segurança dos cidadãos. Para ampliar o trabalho da corporação, o candidato a prefeito, Kalil Baracat (MDB), projeta a realização de um novo concurso público para a contratação de 150 oficiais, que reforçarão a Guarda em sua gestão.
“Do ano de 2000, quando a guarda foi criada em Várzea Grande, para cá, o efetivo de quase 150 oficiais é muito pouco para o tamanho que a cidade está e de tantos bairros que surgiram nesses 20 anos. Por isso, queremos dobrar o número de profissionais que, em parceria com as forças de segurança do Estado, deixarão nossa cidade mais segura”, afirma Kalil Baracat.
Kalil ainda projeta a criação do Centro de Monitoramento e Controle para a Guarda Municipal, interligando esse centro com o Centro de Operações da Segurança do Estado, o CIOSP. A medida visa dar mais eficácia e inteligência às ações da corporação, aperfeiçoando a ronda escolar e as ações de trânsito.
O candidato enfatiza os investimentos feitos pela gestão Lucimar Campos (DEM) na Guarda nos últimos anos. Além disso, garante que seguirá investindo na ampliação dos serviços à população. “Na nossa gestão, recebeu novas viaturas, armamentos, munições, fardamento. Foram ainda entregues 04 novos veículos para aumentar a frota e a área de atuação da Guarda. Agora vamos seguir avançando, daqui pra melhor”.
Na gestão atual, a Guarda passou a ter 20 veículos, sendo 12 viaturas, 6 motocicletas, 1 micro-ônibus e 5 veículos administrativos. A instituição recebeu ainda equipamentos de trabalho, sendo 7 carabinas calibre 12 e 500 munições SG calibre 12 para combater a criminalidade e desenvolver ações de segurança.
A Guarda Municipal de Várzea Grande foi criada na gestão do então prefeito, hoje senador da República, Jayme Campos (DEM). Foi a primeira de Mato Grosso; criada, inicialmente, para desenvolver o papel de segurança do patrimônio da cidade e órgãos municipais. Mas, com o tempo, sua atuação como ações educativas de trânsito em escolas e o combate à criminalidade.