Sensível à necessidade de um acolhimento digno e humano às pessoas em situação de rua, o candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), planeja a criação de um albergue, no Centro da cidade. A proposta visa atender cerca de 50 pessoas diariamente.
Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social dão conta de que cerca de 120 pessoas vivam nessa situação, atualmente, em Várzea Grande. “Mesmo dispondo da oferta de um abrigo, muitas delas ainda optam pelas ruas por serem usuárias de drogas. Este trabalho estará integrado aos Centros de Assistência Psicossocial, visando resgatar essas vidas e devolver a dignidade ao ser humano”.
Na gestão de Lucimar Campos foi criado o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Várzea Grande – MT tem como objetivo ajudar e oferecer um atendimento especializado para pessoas que não tem acesso à uma moradia digna e são obrigadas a sobreviverem nas ruas, tendo seus direitos mais básicos como cidadãos negligenciados.
“Muitas dessas pessoas vivem nas ruas porque vieram atrás de familiares, ou de emprego e não tem onde morar. Alguns deles se envolveram no mundo das drogas e não conseguem se libertar do vício. E o que elas precisam, muitas vezes, é de um banho, roupas limpas, uma refeição digna e uma cama quentinha para dormir. Parece pouco. Mas é muito para quem não tem nada”, observou Kalil.