O candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), reuniu com o presidente da ‘Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência (FCDMT)’, Mário Lúcio Guimarães, nesta semana. A pauta do encontro foi a proposta de fortalecimento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), que auxilia o Executivo Municipal na elaboração de políticas públicas direcionadas especificamente a esse público.
“Precisamos do fortalecimento do Conselho, com estrutura e espaço adequados. Queremos acessibilidade não só em calçadas, mas nos órgãos públicos, escolas, plataformas de transporte, nos pontos de ônibus, nos próprios ônibus e queremos a mudança do Centro de Reabilitação, que hoje está no segundo piso do ‘Postão’ e a rampa é muito íngreme; muitos deficientes já caíram no local”, comentou Mário Lúcio.
Sensível às demandas, Kalil disse que um dos marcos de sua gestão será a promoção da acessibilidade para esses cidadãos, que precisam de uma cidade mais humana. “Vamos criar projetos que garantam a acessibilidade nos espaços urbanos, como escolas, transporte público e sede de órgãos Municipais,” se comprometeu Kalil.
Kalil destacou que irá trabalhar em parceria com o Conselho no desenvolvimento da Política Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.
Várzea Grande tem, atualmente, o Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão ‘João Ribeiro Filho’, que atende crianças portadoras de deficiência, garantindo o direito à Educação em escola regular, em convívio com os demais alunos, em um processo inclusivo. “Nós vamos garantir as conquistas da gestão Lucimar Campos e avançar nas mudanças necessárias ao cidadão várzea-grandense”.
O centro atende 410 alunos, com atividades para crianças que apresentam Autismo, Síndrome de Down, Deficiência Física, Visual, Auditiva, Intelectual e outros Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e de aprendizagem. Eles recebem atendimentos especializados nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicoterapia.
Em 2019, Várzea Grande recebeu o prêmio “Maria Auxiliadora – Dodora”, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), em homenagem do Conselho, para aqueles que de uma alguma forma atuam para fazer a diferença e valer os direitos sociais das pessoas com deficiência.
Mário ainda pediu para Kalil analisar a possiblidade de criar uma secretaria ou superintendência ligada ao gabinete do prefeito, no intuito de manter esse acesso das demandas. “O que gosto no Kalil é que ele sabe ouvir o que as pessoas têm para dizer. Ele não vem com discurso pronto. Conheço ele a muito tempo e isso é uma virtude dele”, finalizou Mário.