O juiz eleitoral, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, afirmou ao oticias que desconhece as denúncias do candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (Podemos), sobre o uso da máquina pública da Prefeitura e da Câmara Municipal neste domingo (29.11) de eleição, mas que caso a mesma chegue até a Justiça Eleitoral será apurada.
Na manhã de hoje, Abílio afirmou aos jornalistas que flagrou veículos oficiais da Prefeitura de Cuiabá e da Câmara Municipal supostamente transportando eleitores.
Leia Mais - "Resultado das urnas é inesperado e eleitores indecisos devem decidir vencedor", acredita Abílio
“Nada chegou até mim até agora e quando chegar vai ser encaminhado ao juiz competente para receber e encaminhar ao Ministério Público. O MP irá fazer avaliação necessária e entrar com a medidas necessárias do caso”, disse Geraldo Fidelis ao ser questionado pelo oticias.
O magistrado declarou que durante a manhã esteve visitando os colégios eleitorais, mas que denúncias e críticas dos eleitores com a relação ao pleito será apurada pela Justiça Eleitoral. Ele pontuou que neste 2º turno em Cuiabá foi solicitado o apoio de alguns órgãos públicos, como Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal, Ministério Público, Governo do Estado e até da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para ajudar na realização das eleições, inclusive com fornecimento de veículos.
“Nesta eleição a Justiça convocou a Prefeitura, Câmara Municipal, do Estado, do MP, da UFMT. Todos estão ajudando. Eu não posso dizer o que eu acho até porque não sei qual é o fato. Mas, é uma acusação séria. Tem que ser analisada de acordo com que foi levantado”, frisou o juiz eleitoral.
Geraldo Fidelis ainda disse que o 2º turno das eleições em Cuiabá teve um nível “baixo”, com ofensas e publicações de conteúdos visando apenas denegrir imagem dos candidatos, e garantiu que não deve ter problemas na questão da apuração dos votos – fato que ocorreu no 1º turno.
“Com certeza o TSE nos últimos 15 dias voltou toda a suas atenções para buscar resolver este problema. Esperamos que se encerra os trabalhos bem cedo hoje. Tudo leva crer que não se atrase a apuração. Acredito que 19 horas, 19h30 conheça o resultado”, encerrou.