O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Lídio Modesto não acredita que o cidadão brasileiro deixará de votar nas eleições de domingo (15.11) por causa da pandemia da Covid-19.
Segundo ele, as pessoas estão saindo normalmente para lugares comuns, se aglomerando sem que haja preocupação com a contaminação do vírus.
“Eu não acredito que haverá abstenção por conta da pandemia, uma vez que as pessoas estão indo em todos os lugares comuns, se aglomerando, andando sem máscara. Basta você pegar o carro em qualquer horário do dia, que você verá que as pessoas estão lidando com suas vidas de forma regular, sem que nem imagine que exista pandemia, de forma que não é culpa da pandemia que o cidadão brasileiro não vai até a urna depositar o seu voto”, afirmou durante o lançamento da Operação Segurança nas Eleições 2020 nesta terça-feira (10).
O juiz afirmou ainda que um levantamento prévio do Tribunal calculou uma abstenção de 20 a 22% do eleitorado em Mato Grosso. “Nós fizemos um levantamento prévio e antes mesmo dessa queda intensa no número de contaminações no Estado de Mato Grosso, e a estatística que temos é que será parecida com os anos anteriores, em torno de 20 a 22% de abstenção”.
Lídio também garantiu que a pandemia não afetou o número de mesários que trabalharão nas votações deste ano. “Nós temos o planejamento de mesários voluntários e mesmo nesse tempo de pandemia nós tivemos quase 100% do número de voluntários, como nos anos anteriores”.
Sobre o resultado das eleições, Modesto apontou que até 21h30 a população saberá o nome dos candidatos eleitos. “Nós não temos um tempo definido para que possa ser entregue o resultado da eleição, uma vez que prezamos pela qualidade no sistema de apuração, mas é evidente que a gente quer entregar o resultado com maior celeridade possível e esperamos que no máximo 21h30, tenhamos os resultados definidos em todo o Estado de Mato Grosso. Mesmo nas cidades mais longínquas”, concluiu.