Um erro de digitação na hora de inserir dados no sistema da Justiça Eleitoral colocou o advogado de Nova Olímpia, Adão Noel das Neves e Silva, entre os maiores doadores do Brasil nas eleições de 2020.
O valor que consta registrado na Justiça Eleitoral é de R$ 115.000.841,86. Isso o colocou na segunda posição do ranking de doadores do Brasil e na primeira no ranking de doadores de Mato Grosso.
No entanto, ao oticias, o advogado afirmou que o valor doado foi de R$ 1.150,00. Conforme ele, não sabe informar de quem foi o erro.
Em consulta no portal da Justiça Eleitoral, a reportagem do oticias constatou que a doação foi feita para o vereador eleito Edinho Gregório, do PP.
A reportagem do oticias entrou em contato com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que informou que o TSE não consegue entrar nos dados dos Tribunais Regionais para fazer qualquer alteração e orientou a buscar informações diretamente no Tribunal Regional de Mato Grosso. Mas, adiantou que neste caso, o doador deve procurar o Tribunal Regional, juntamente com o comprovante de transferência bancária, e informar o erro, para evitar qualquer tipo de constrangimento ou danos futuros.
No TRE/MT, a assessoria de Prestação de Contas do órgão explicou ao oticias que toda vez que um candidato recebe uma receita financeira, ele tem que comunicar em até 72h à Justiça Eleitoral. E caso o candidato enviar alguma informação incorreta, ele precisa fazer a retificação dessa informação.
Porém, conforme consultado, até o momento o candidato não corrigiu o erro, e não houve nenhuma retificação informada ao TRE/MT.
Vale lembrar que os candidatos ainda estão dentro do prazo para prestarem contas finais de suas campanhas em 2020.
Confira abaixo os prints das páginas oficiais da Justiça Eleitoral: