09 de Janeiro de 2025
09 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2020 Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 10:53 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 10h:53 - A | A

durante campanha eleitoral

Emanuel entra com ação para proibir Mauro Mendes de proferir ataques e ofensas contra ele

Prefeito afirma que governador tem se valido do cargo para aniquilar sua candidatura à reeleição, denegrindo sua imagem para favorecer adversários

Lucione Nazareth/VG Notícias

O prefeito de Cuiabá e candidato a reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB) entrou com ação contra o governador Mauro Mendes (DEM) para proibir o democrata de proferir ataques e ofensas contra ele durante o processo eleitoral. O pedido foi protocolado na 8ª Vara Cível de Cuiabá.

De acordo com ação, a defesa de Emanuel afirma que o prefeito vem sofrendo reiterados ataques pessoais por parte de Mendes. “As ofensas pessoais já perduram por meses, sendo certo que se intensificaram neste período eleitoral, pois o atual governador tem se valido do cargo que ocupa para aniquilar, de forma gradual, a candidatura à reeleição de Emanuel, criando artificialmente na opinião pública, estados mentais, emocionais e passionais, influenciando diretamente na escolha do eleitor”, diz trecho extraído do pedido.

Nos autos, a defesa do prefeito narra episódios em que Mauro Mendes chamou Emanuel de “malandro de carteirinha”, e que o fim dele na política seria pior do que a do ex-governador Silval Barbosa. “Eu não tenho dúvida de que o fim de Emanuel Pinheiro será igual ou pior que o de Silval Barbosa”, sic ao citar fala do governador no dia 18 de setembro durante a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Sinop.

“Nota-se que que as afirmações caluniosas, difamatórias e injuriosas proferidas pelo Requerido (Mauro) têm como único desiderato macular a campanha eleitoral do Requerente (Emanuel), deixando evidente seu papel de cabo eleitoral de adversários políticos do atual Prefeito”, diz outro trecho extraído dos autos.

Segundo a defesa do prefeito, os ataques de Mauro foram replicadas em inúmeros jornais, “as quais tiveram alcance em todo território mato-grossense”, o que torna ainda mais grave a conduta do governador.

Na ação, a defesa afirma que o intuito do pedido é evitar o desvio da finalidade da propaganda eleitoral futura no horário gratuito no rádio e na televisão que possam difamar/injuriar ou caluniar Emanuel Pinheiro.

“Respaldado pela legislação pátria requer o provimento jurisdicional no escopo de coibir o abuso de poder por parte do Governador do Estado– Mauro Mendes – vez que a narrativa demonstra claramente que as acusações, difamações e injurias proferidas possuem longo alcance, em manifesto constrangimento ilegítimo, em detrimento, especialmente da candidatura à reeleição do atual Prefeito de Cuiabá/MT”, diz trecho do pedido ao requer que seja determinando que Mauro Mendes se abstenha de proferir quaisquer tipos mensagens e falas que possam macular a imagem de Emanuel Pinheiro, sob arbitramento de multa caso gestor desrespeitar a decisão judicial.  

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760