Os eleitores que estavam aptos a votar no primeiro turno das eleições municipais deste ano e não votaram – poderão votar no segundo turno no próximo domingo (29.11). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), 378.097 mil eleitores estão regulares e aptos a votar em Cuiabá.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral, ou seja, uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título de eleitor esteja regular (não teve o título suspenso ou cancelado). Clique e confira sua situação eleitoral
Segundo o TSE, o eleitor que não votou no primeiro turno das eleições 2020, precisa justificar em até 60 dias após o pleito - o prazo acaba em 14 de janeiro. Se neste segundo turno a pessoa decidir por novamente se ausentar e não votar, ela deve justificar a ausência separadamente e entregá-la até dia 28 de janeiro.
As pessoas que não cumprirem os prazos eleitorais, não entregar justificativa, além de pagar uma multa de R$ 3,51, a pessoa fica impedida de retirar documentos, como passaporte, carteira de identidade, receber salário por serviços prestados ao setor público, emprestar de bancos oficiais, entre outros.
Importante destacar, que caso o eleitor não vote, nem justifique e não tenha pagado a multa eleitoral por três turnos de eleição seguidos, ele terá título de eleitor cancelado automaticamente e fica, em tese, impedido de votar até a regularização do documento.