O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) alertou o eleitor de Cuiabá que está apto a votar, mas que no domingo (29.11) não estiver na Capital, deve justificar sua ausência às urnas. Se a justificativa for realizada no dia da eleição deve ser feita pelo aplicativo e-Título.
Este ano, não haverá Mesas Receptoras de Justificativas (MRJ) instaladas nos demais municípios de Mato Grosso. A Justiça Eleitoral tem até o dia 7 de janeiro de 2021 para processar todos os requerimentos de justificativas.
O aplicativo e-título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas iOS e Android. A justificativa pelo e-Título no dia da eleição deve ser realizada dentro do horário de votação, ou seja, das 7 às 17 horas. O aplicativo possui tecnologia de georreferenciamento que reconhece se o eleitor está ou não fora de seu domicílio eleitoral.
No entanto, vale lembrar, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os eleitores que quiserem usar o e-Título no segundo turno têm até as 23h59 do próximo sábado (28) para baixar o aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
Vale ressaltar que se por motivos de força maior não for possível o eleitor ir as urnas, a lei garante ao eleitor outros prazos. Ter testado positivo para a Covid-19 no período de 14 dias que antecede o pleito, por exemplo, já é motivo para justificar a ausência às urnas pós eleição.