Os quatro candidatos a prefeito de Várzea Grande apresentaram propostas para a Educação nos sesu respectivos Planos de Governo que foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Disputam à Prefeitura de Várzea Grande nas eleições municipais de 2020, os candidatos: Emanuelzinho (PTB), Flávio Vargas (PSB), Kalil Baracat (MDB) e Miltão (PSol).
Em ordem alfabética, com base nos nomes registrados no sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confira as principais promessas de governo para a Educação listadas pelos candidatos.
Emanuelzinho PTB
- Desmembrar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em Secretária de Educação e Secretaria de Cultura e Esporte, visando a ampla atenção sobre a Educação Infantil no município de Várzea Grande;
- Fortalecer e dar autonomia aos conselhos escolares, aos grêmios estudantis e as associações de pais;
- Reestruturar as contas públicas na Educação;
- Elaborar um diagnóstico para compatibilizar a demanda e a oferta de vagas nas creches municipais, propiciando um planejamento de expansão da rede municipal de ensino;
- Cumprir as metas estipuladas no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação, em especial as metas de qualidade medidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (IDEB);
- Investir na capacitação dos servidores da educação que atendem as Unidades de Ensino da Educação Infantil e do 1º Ciclo do Ensino;
- Fundamental, demonstrando uma clara definição de prioridade da administração com relação aos anos iniciais da vida escolar das crianças;
- Investir em políticas públicas para educação de jovens e adultos;
- Criar programas voluntários orientados, assistidos e geridos pelos conselhos escolares em parceria com a comunidade para ampliação do uso do espaço escolar (sobretudo no período noturno e nos finais de semana);
- Buscar meios de incentivo aos estudantes para se prepararem para a seleção e ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como para acesso ao ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos – ProUni;
- Respeitar a Lei do Piso Salarial Nacional para todos/as trabalhadores e trabalhadoras da educação;
- Estabelecer um plano de investimento para construção de novos CMEIs, adaptações e ampliações em CMEIs e escolas e, quando possível, a ampliação de vagas com os CEIs conveniados;
- Assegurar o acesso à educação especializada aos educandos com necessidades educacionais especiais;
- Investir fortemente na capacitação dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental sobre a temática da Educação Especial;
- Viabilizar a entrega de Kit escolar (uniforme e materiais de apoio) para os estudantes da rede pública municipal.
- Viabilizar o acesso a inclusão digital para os estudantes da rede pública municipal, visando dar suporte nas aulas para as famílias de baixa renda.
Flávio Frical (PSB)
- Educação em período integral - Adotar um planejamento para transformar a estrutura das escolas municipais de modo a instituir gradativamente o sistema em período integral.
- Valorização profissional da educação - Implantar modelo de valorização dos profissionais da educação com aperfeiçoamento e capacitação permanentes e buscar uma política para melhoria das condições salariais da categoria criando atratividade para a função do magistério.
- Educação Infantil - Ampliar a oferta de vagas nos Centros de Educação Infantil com a reforma e ampliação da estrutura existente e a construção de novas unidades.
- Integração Escola/Comunidade - Transformar as escolas municipais em polo de referência para as comunidades que vivem no seu entorno, desenvolvendo atividades que envolvam todas as faixas etárias com o universo escolar, inclusive funcionando nos finais de semana.
- Ampliar a rede de creches como unidades educacionais com carga horária estendida;
- Apoiar a criação dos cursinhos pré-vestibulares GV Veste para a população de baixa renda
- Valorizar os professores e investir na formação e qualificação continuada;
- Implementar um transporte escolar de qualidade;
Kalil Baracat (MDB)
- Buscar a excelência em educação;
- Ampliar o acesso e a permanência nas unidades de Educação Infantil;
- Buscar parceria com o Governo Federal para construção de 10 novos Centros de Educação Infantil, conforme demanda;
- Concluir Programas de Creches já conveniados;
- Oferecer acesso, cumprindo com a responsabilidade na inclusão digital;
- Proporcionar ambientes adequados ao desenvolvimento Infantil com salas de aula, brinquedoteca, com material adequado a idade e espaço de recreação ao ar livre, considerando padrões de qualidade e com base nos parâmetros nacionais para atendimento na educação infantil pública;
- Buscar parceria com o Governo Federal para construção de 10 novos Centros de Educação Infantil, conforme demanda
- Ampliar o atendimento do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, aumentando em mais 20 unidades no Ensino Urbano e mais 02 no Campo;
- Ampliar o acesso para jovens, adultos e idosos, em processo de alfabetização, estimulando-os a permanecer e continuar sua formação em cursos de educação de jovens e adultos (EJA).
- Desenvolver competências por meio da Educação para o trânsito para que tenhamos cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito;
- Buscar parcerias com o Governo Federal e Estadual para construção de 05 (cinco)Escolas Municipal de Ensino Fundamental, para atendimento da demanda;
Miltão (Psol)
- Ampliação do orçamento para a educação expandindo a rede pública de ensino e implantando efetivamente a escola de tempo integral.
- Redução do número de alunos por sala de aula e ampliação de novas unidades, visando uma estruturação mínima que comporte biblioteca, sala de informática e quadra poliesportiva;
- Projeto político-pedagógico – ensino, aprendizagem, avaliação – formulado com a participação da comunidade envolvida;
- Valorização dos educadores, com plano de carreira unificado (professores e funcionários administrativos) que incentive a permanência na profissão e a formação continuada e a valorização de concurso para professores e auxiliares de ensino.