O partido Democratas em Várzea Grande tem 16 candidatos disputando cargo de vereador, destes, seis tentam a reeleição: o atual presidente da Casa de Leis, Fábio José Tardin, o Fabinho, Pedro Paulo Tolares, o Pedrinho; Gisele Aparecida de Barros, a Gisa Barros; Valdemir Bernardino de Souza, o Nana; Nilo Nascimento de Campos, Calistro Lemes do Nascimento.Dentre os 16 concorrentes, quatro candidatas são mulheres. Os dados constam nas estatísticas eleitorais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A expectativa do partido era eleger de seis a sete vereadores, no entanto, a previsão foi frustrada por conta de o DEM não ter candidato a prefeito encabeçando a chapa. O principal articulador político da sigla, senador da Jayme Campos, avalia que a sigla deve eleger de quatro a cinco vereadores, ou seja, além da possibilidade de renovação, dois deles podem estar fora do Parlamento Municipal.
"Têm 450 candidatos a vereador. Tem candidato para dar, vender, emprestar são muitos vereadores, quero ver qual que vai eleger né. Vamos ver né, até porque é uma eleição diferenciada, na medida em que é chapa batida, acabaram aquelas coligações, que cada cinco partido fazia um ou dois vereadores, hoje mudou. Hoje todos os partidos precisam ter chapa completa, àqueles que não tiverem a lei também não irá interferir, obviamente cumprindo sempre os 30% de mulher. São vários partidos coligados, estou apostando que o DEM elege pelo menos quatro a cinco vereadores", analisa Jayme ao afirmar que não tem candidato a vereador.
Vale destacar que dois vereadores do DEM, com mandato desistiram da reeleição, são eles: Edilei Roque de Cezaro, o Neni Chimarrão e João Tertuliano de Barros Filho, este último disse ao oticias que não tem idade para aventuras. Segundo ele, o DEM deve eleger três vereadores e muito na "marra" quatro por conta de não ter candidato a prefeito, como cabeça de chapa.