O candidato a vice-prefeito de Várzea Grande coronel Zilmar (PSL), da coligação “Várzea Grande Pode Mais”, encabeçada por Flávio Frical (PSB), em entrevista ao “VG Notícias No AR” nesta quarta-feira (14.10) garantiu que a prioridade na gestão será a solução do abastecimento de água realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE).
“A primeira demanda a ser atendida na nossa gestão, na gestão Flávio, será a resolução do problema de água em Várzea Grande definitivamente. Tem um empresário na região do Chapéu do Sol que acredita tanto na vitória do Flávio, que já fez a doação de uma área para a construção de uma ETA, que inicialmente vai resolver o problema de 30 mil habitantes e toda essa região da Mário Andreazza e logo em seguida vai ser construída uma segunda ETA”, destacou Zilmar.
Segundo o candidato a vice, em alguns bairros do município, o cidadão paga três faturas por conta do desabastecimento de água: "Paga pelo ar nas torneiras, caminhão-pipa e pela água mineral.”
“O cidadão, ele paga a fatura do vento, vem o vento pelo cano e ele tem que pagar a fatura no final do mês e é uma coisa impressionante, que eu reparei na semana passada, o município não tem água para colocar no sistema de abastecimento, mas tem água para encher os caminhões-pipas que formam fila na frente do DAE colocando água no caminhão-pipa para vender para o cidadão, que tem que pagar a segunda vez. E como a água que vem pelo cano é uma água suja, a água que vem do caminhão-pipa não dá para tomar, ele paga a terceira fatura comprando água mineral”, disse Zilmar.
Para o candidato, é inaceitável a situação que se encontra o abastecimento de água em Várzea Grande: “Passado tantos gestores, tantas autoridades em todos os níveis, municipal, estadual e federal e não se resolve o problema”, ressaltou.
Sobre a possibilidade de uma privatização do DAE, coronel Zilmar afirmou que isso significaria incompetência da gestão: “Se nós fizermos a privatização estaríamos mostrando incompetência em fazer gestão nessa área, nós sabemos o problema do DAE”.
Ele afirmou que qualquer cidadão pode acessar o Plano Municipal de Saneamento Básico de Várzea Grande disponível na internet. “Você vai encontrar esse Plano, ele tem 108 páginas, ele foi feito em 2017 e não foi divulgado, mas ali aponta todos os problemas do DAE, principalmente da página 94 até a 108. Ele traz um relatório”, disse.
Zilmar também opinou sobre a prisão em flagrante do servidor do DAE comercializando produtos da autarquia pelo site de vendas da OLX. Para ele, o problema é apenas uns dos que existem na autarquia.
“Esse fato que aconteceu, desse menino infeliz, que estava vendendo pastilhas de cloro, isso é apenas a ponta do iceberg, é uma coisa minúscula diante dos problemas que nós enxergamos. Um dos problemas é a questão de número de servidores, vai ser feito um grande trabalho de recomposição de redirecionamento das atividades do DAE”, encerrou Zilmar.