25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2020 Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020, 20:17 - A | A

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020, 20h:17 - A | A

Eleições 2020

Candidatos a prefeito de VG participam de debate do VG Notícias e discutem projetos e propostas

Lucione Nazareth/VG Notícias

Os candidatos a prefeito de Várzea Grande: Emanuelzinho (PTB), Flávio Frical (PSB) e Miltão (PSOL), participam neste momento do debate promovido pelo site oticias.

No debate, que contará com cinco blocos, os candidatos terão oportunidade para discutir projetos e propostas para Várzea Grande.

O candidato Kalil Baracat (MDB) não compareceu o debate. A assessoria jurídica do candidato apresentou ofício no qual o emedebista alegou outros compromissos de campanha.

Atualizado às 20h34 – O candidato Miltão é o primeiro a falar. Ele fala sua história afirmando que é o candidato que vem para acabar com a corrupção em Várzea Grande e trazer melhorias para a cidade, como melhorar a distribuição de água e o sistema do transporte coletivo que segundo ele é precária.

Flávio Frical afirma que é candidato para resolver os problemas da cidade, como resolver o problema da água afirmando ter projeto elaborado pra isso; e acabar com “máfia do transporte coletivo”. “Quero fazer uma cidade para todos os várzea-grandenses e não só de alguns”.

Emanuelzinho afirmou que escolheu morar em Várzea Grande, afirmando que tem percorrido a cidade e constando de perto os problemas. “Onde falta água vamos trabalhar para colocar pessoas técnicas para solucionar o problema. Quero fazer uma gestão participativa ouvindo as pessoas detectando os problemas e apontando as soluções. Queremos que os várzea-grandenses apenas atravessem a ponte por extrema cidade e não para buscar seu sustento. Vamos garantir emprego e renda”.

Começa neste momento segundo bloco, jornalista fazem perguntas aos candidatos.

Atualizado às 20h56 – Flavio Frical afirmou que candidato que falta debate demonstra desrespeito com a população várzea-grandense ao ficar “dormindo”. Ele falou que se eleito irá promover uma Parceria Pública Privada para construir uma rodoviária, afirmando que tem um empresário querendo elaborar projeto para fazer obra para que o município.

Emanulzinho comentou o projeto afirmando que pensa em fazer uma Parceria Pública Privada para construir uma rodoviária, mas voltada para PNE, visando atender todos com qualidade.

O candidato afirmou que quer prefeito para fazer uma cidade moderna, água na torneira de todos e não apenas “um dia sim, dois não”. “Queremos dar calçada de qualidade, asfalto, água na torneira de todos. Vamos mudar e melhorar para todos”.

Miltão comentou que Várzea Grande é uma cidade dormitório e é preciso voltar a ser chamada de cidade industrial. “Estamos dando cara a tapa para mudar isso. Precisamos investir na nossa cidade trazer de volta empresas. Temos que voltar a ser chamado de cidade industrial”.

Frical declarou que empresários não estão investindo na nossa cidade porque sofrem “extorsão” o que afasta investimentos de Várzea Grande. Ele afirmou que se eleito irá isentar os empresários da cidade no IPTU em decorrência deles terem perdido muito economicamente em 2020 por causa da pandemia do Covifd-19.

Atualizado às 21h22 – Terceiro bloco candidatos pergunta entre eles. Flávio Frical perguntou se Emanuelzinho terá coragem de mexer com “vespeiro” que é o transporte coletivo. O petebista disse que a prioridade é o cidadão não importando se do seu lado estará ou não empresários do setor. “Vamos investir no setor. Queremos redesenhar todo o sistema do transporte coletivo com pontos de ônibus climatizados. Não pontos que molha o cidadão em dias de chuva. O que vai prevalecer é o interesse do cidadão e não o interesse pessoal”, declarou Emanuelzinho.

Na replica, Frical afirmou que Emanuelzinho e nem Kalil Baracat terá coragem em mudar o sistema porque tem pessoas que fazem parte do seu grupo político que é ligada a empresa responsável pelo transporte coletivo. “Eu irei investir e mudar isso aí. Já estamos estudando a viabilidade do transporte coletivo gratuito. Vamos começar com seis ônibus e depois vamos ampliando. Acredito que seu Deus quiser vamos chegar a 100%. Vamos também implantar o passe livre”.

Miltão na replica disse que é impossível implantar o sistema do transporte coletivo gratuito porque é muito caro e o município não terá condições financeiras para arcar. “Acredito que tem que modernizar o atual sistema coletivo municipal”.

Frical disse no debate que Emanuelzinho deveria terminar o mandato de deputado federal e não ter se candidatado para prefeito. “Você tem que se preparar melhor. Preciso terminar seu mandato de deputado e não estar concorrendo a Prefeitura”.

Em resposta, Emanuelzinho disse: “O senhor tem preconceito com jovem. O senhor acha que jovem não está preparado para disputar eleição. Eu destinei respiradores para Várzea Grande e ninguém do seu grupo mandou nada durante a pandemia”.   

Atualizado às 21h45 – Quarto bloco os candidatos respondem perguntas elaboradas pela equipe organizadora. Miltão afirmou que o DAE é usado como cabo eleitoral e não resolver o problema de água na cidade. Ele prometeu resolver o problema e construir uma nova ETA, como também do problema do esgoto.

Emanuelzinho disse que é necessário “blindar” o DAE até porque a autarquia tem divida milionária com a Energisa, e depois investir em mais uma ETA, buscar recursos em Brasília para investir no saneamento básico.

Frical disparou que atualmente a Guarda Municipal é uma indústria de multa, e que se eleito irás investir na corporação, reestruturar o órgão. “Vamos investir na categoria fazer com que ela deixa de ser vista com uma indústria de multa e para guinchar carros”.

Emanuelzinho prometeu avaliar a questão financeira para saber da viabilidade da implantação do passe livre. “Não vamos fazer como todos que vieram aqui e apenas prometeram. Tenho responsabilidade e irei avaliar a questão econômica para discutir com estudantes a implantação seja no primeiro, segundo, terceiro ou quarto ano de mandato”.

Frical afirmou que para implantar passe livre é apenas cobrar imposto da empresa responsável pelo transporte coletivo. “É só cobrar da empresa responsável pelo transporte coletivo, como faz em Cuiabá que será possível implantar o passe livre em Várzea Grande”.

Atualizado às 22h02 – Quarto é último bloco, o candidato Miltão declarou: “Vamos fazer uma política descente para Várzea Grande. Vamos mudar nossa cidade, tirar das mãos dos poderosos. Vamos juntos mudar Várzea Grande”.

Frical disse que pretende fazer uma  gestão para cuidar do cidadão, fazer o melhor para cidade. “Não sou politico de carreira como alguns. Sou empresário, mas quero fazer muito para nossa cidade. Vamos mudar nossa cidade. Queremos uma cidade melhor”.

Emanuelzinho: “Quero fazer uma gestão moderno. Quero ser prefeito para garantir nossos idosos com Centro Referencia. Quero nossa cidade com asfalto completo e não pela metade. Quero garantir atenção básica para todos, que as consultas sejam marcadas pelo celular, pelo Whatsapp. Queremos uma cidade melhor e para todos”.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760