O candidato a prefeito de Várzea Grande, deputado estadual Walace Guimarães (PMDB) pediu mais investimentos na área da saúde ao atual prefeito da cidade. Segundo o candidato, o prefeito e candidato a reeleição, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD) -, vem propagando que se eleito vai promover as mudanças em várias áreas, como na saúde, mas, ele já deveria fazer essas mudanças.
“O prefeito tem que sair da sua cadeira e buscar os recursos que foram destinados para a saúde de Várzea Grande. O dinheiro está na Secretaria de Saúde do Estado, ele tem que correr atrás para promover às melhorias que a população clama”, enfatizou Walace.
Segundo o peemedebista, os moradores não podem esperar passar as eleições para então começar as mudanças na saúde. Walace disse que o Governo Federal já liberou os recursos para a instalação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, que irá auxiliar no atendimento dos pacientes no município, desafogando assim o Pronto-Socorro municipal.
“Tem que se instalar pelo menos três UPAS na cidade, que vai desafogar assim o Pronto-Socorro municipal e levar dignidade para os moradores em relação ao atendimento médico”, pontuou o deputado.
Em relação ao Pronto-Socorro, o peemedebista disse que a unidade foi construída na época para atender 100 mil habitantes, e que hoje Várzea Grande tem mais de 200 mil e o P.S não dá mais conta de atender a população com dignidade e, sobretudo eficiência. O candidato criticou ainda, as reformas que foram feitas na unidade a fim de dar uma “cara nova” ao Pronto-Socorro.
“Não pode mais gastar dinheiro público com reforminhas no Pronto-Socorro, como pinturas em fachadas e outros. Tem que construir uma nova unidade, que venha atender a população com dignidade, e não mais perder tempo e dinheiro com este”, colocou Walace.
De acordo com ele, caso vença o pleito, tem como uma das metas o setor da saúde com construção e implantação das UPA’s, ampliar os PSF’s (Programa Saúde da Família) e da construção de uma maternidade e de uma nova unidade de saúde – que venha substituir o Pronto-Socorro.
UPA em VG – O prefeito de Várzea Grande, “Tião da Zaeli”, já anunciou que deve construir até o fim deste ano, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai funcionar em regime de urgência e emergência, 24 horas.
A expectativa é que a unidade proporcionará entre 300 a 400 atendimentos por dia, reduzindo o congestionamento no PS e assegurando maior comodidade e conforto à população.