O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nessa terça-feira (07.08), o valor parcial de arrecadação dos candidatos a Prefeitura de Várzea Grande. A candidata, Lucimar Campos (DEM), foi a que teve a maior arrecadação dos três principais candidatos, com R$ 1.165.300,00, seguido do candidato a reeleição Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD), arrecadando R$ 689.000,00 e por último aparece o médico, Walace Guimarães (PMDB), somando apenas R$ 207.000,00.
Lucimar Campos provou que é a candidata mais rica e doou para própria campanha R$ 1,1 milhão, já os recursos captados de pessoas físicas, a candidata arrecadou R$ 65.300,00. A Democrata estimou que já “torrou” R$ 1.800,00 com alimentação e desembolsou R$ 47.750 para combustíveis e lubrificantes. Só com publicidade, incluindo gastos com sites na internet, eventos de promoção de candidatura, materiais expediente, publicidades em materiais impressos, placas, estandartes e faixas, Lucimar gastou R$ 64.649,43, sendo que com o item locação/cessão de bens imóveis a candidata gastou RS 11.000,00.
Já o candidato, Tião da Zaeli, “injetou” do próprio bolso R$ 680.000,00 para sua campanha e ganhou RS 9.000,00 de pessoas físicas. Tião desembolsou só com despesas de água, R$ 6.000,00, já com combustíveis e lubrificantes gastou R$ 20.011,47. Até o momento Zaeli foi o único candidato que doou recursos a outros candidatos/comitês financeiros/partido investindo R$ 530.000,00. Com publicidade em geral foram gasto apenas R$ 58.300,00 e locação/cessão de bens e imóveis R$ 850,00. Somando os gastos das despesas contratas com a quitação dos débitos Zaeli ainda ficou devendo R$ 54,045.
Walace Guimarães foi o candidato que doou menos, “despejando” apenas R$ 150.000,00 para tentar se eleger e ganhou R$ 57.000,00 em doações. Com as despesas de água, Walace gastou R$ 1.500,0, já com combustíveis e lubrificantes foram gastos R$ 29.990,00. A publicidade tirou de Walace R$ 32.250,00. Na tabela de gastos do candidato, divulgado pelo TSE, mostra que o médico ainda não gastou com locação/cessão de bens e imóveis, mas no orçamento mostra que o gasto para esse item vai ser de R$ 12.000,00.