Na próxima quarta-feira (15.08) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai redefinir o tempo que cada candidato a Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande vai ter para apresentar suas propostas nas emissoras de rádio e televisão.
A medida decorre de decisão em sessão administrativa realizada na quinta-feira (09.08) pelo TSE, que aprovou resolução que dispõe sobre a representação dos partidos na Câmara Federal. Essa representação é considerada no momento de calcular o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para todos os candidatos.
Em Mato Grosso, a distribuição do horário eleitoral já aconteceu em zonas eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande, que terão que redistribuir o tempo de cada candidato, obedecendo à nova composição do Partido Social Democrático (PSD), conforme decisão proferida pelo Pleno do TSE.
Por conta dessa nova composição do PSD os dois candidatos a prefeitos da sigla, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (Várzea Grande) e Carlos Brito (Cuiabá), terão mais tempo de propaganda eleitoral, devido a representatividade que o partido tem na Câmara Federal.
Até o momento Zaeli possui 6 minutos e Carlos Brito 5 minutos para apresentarem suas propostas nas emissoras de rádio e televisão.
Os tribunais regionais terão que reiniciar o sistema que calcula o tempo dos candidatos, para todos os cargos; importar novamente do sistema do TSE os nomes dos partidos políticos; efetivar a seleção dos partidos participantes do pleito e, então, realizar a redistribuição.
A nova representação na Câmara Federal influencia diretamente nos cálculos de tempo de propaganda em rede e inserções. A propaganda eleitoral na rádio e televisão começa no próximo dia 21 de agosto.