Os cinco candidatos à Prefeitura de Várzea Grande Edson Ribeiro (PPL), Lucimar Campos (DEM), Milton Dantas (PSOL), Tião da Zaeli (PSD) e Walace Guimarães (PMDB), compareceram no debate eleitoral realizado pela rádio Estação VG, na manhã desta segunda-feira (01.09).
O debate foi dividido em três blocos. No primeiro, as perguntas foram formuladas pela equipe de jornalistas da emissora, e todos os candidatos presentes responderam as mesmas perguntas. No segundo, os candidatos responderam as perguntas feitas pelos sites e jornais de Várzea Grande, convidados pela emissora, entre eles o VG Notícias - a ordem do veículo de comunicação a realizar a pergunta foi sorteada, assim, como para quem a pergunta seria destinada. Já no terceiro e último bloco, houve um sorteio e os candidatos fizeram perguntas entre si, tendo 1 minuto de réplica, caso haja necessidade, haverá 30 segundos para a tréplica. Ao finalizar, cada um, fez sua consideração final.
A primeira pergunta foi referente à Saúde. Estação VG: O que o senhor (a) pretende fazer para melhorar o caos da saúde em Várzea Grande?
Walace Guimarães: Hoje há um clamor popular para a questão da Saúde Pública. Quando percorremos os bairros, ouvimos falar que realmente a saúde pública encontra-se calamitosa. Para resolvermos os problemas, precisamos atacar de frente, buscar investimentos, e o Pronto-Socorro municipal encontra-se superlotado, quero fazer a abertura do hospital Metropolitano para atender a população do grande Cristo Rei, fazer um hospital de portas abertas e aumentar mais 75 leitos ali para que ele seja um hospital de 150 leitos, ampliar o Programa de Saúde Família, de 22 a 24% para em torno de 75 % dos quatro anos, trazer as UPAs para desafogar também o Pronto-Socorro de Várzea Grande, ampliar as farmácias populares, e também construir uma maternidade aqui no município de Várzea Grande. Ao longo do mandato planejar um grande hospital para a cidade de Várzea Grande, e nos três primeiros meses colocar todas as policlínicas para atender 24 horas.
Lucimar: É muito preocupante, realmente como está a nossa saúde aqui, se você for ao Pronto-Socorro você encontra, realmente, desumanidade. Nas policlínicas e postos de saúde, infelizmente também está acontecendo isso. Eu acredito que tem que ser pessoas responsáveis para trazer de volta a saúde em nosso município, e eu como prefeita de Várzea Grande eu quero fazer, nos 100 primeiros dias, a total cura da nossa Várzea Grande, em matéria de saúde. Vou colocar todos os postos de saúde e policlínicas em funcionamento para desafogar o Pronto-Socorro. Reformar o pronto-socorro. Quero fazer com que Várzea Grande receba recursos suficientes para trazer as unidades de pronto-atendimento para a nossa cidade. Quero fazer a nossa maternidade dos sonhos. Quero fazer também no antigo Hospital Samaritano, que está fechado, um grandioso pronto-socorro para grande região do Cristo Rei, quero aumentar os PSFs para atender as famílias na comunidade.
Tião da Zaeli: Nós já temos assegurado no Ministério da Saúde, a UPA’s, estamos licitando este ano ainda uma unidade no Ipase que vai desafogar totalmente o Pronto-Socorro. Vamos reestruturar os PSF’s nos bairros, reestruturando a atenção básica, vamos desafogar e fazer a saúde preventiva para as pessoas não precisar ir ao Pronto-Socorro. Mas maior dificuldade do Pronto-Socorro de Várzea Grande é que governo do Estado não repassa a verba”.
Miltão: Vamos desafogar o Pronto-Socorro, levando para os bairros policlínica que atendem 24 horas, eu quero melhorar a saúde em Várzea Grande.
Edson Ribeiro: É gravíssimo a situação da saúde em Várzea Grande, vamos criar 40 unidades de pronto-atendimento e um hospital infantil.
Segunda pergunta sobre infraestrutura - Estação VG: Quais são os principais problemas de infraestrutura de Várzea Grande? E o que o senhor (a) irá fazer para melhorar esse setor?
Lucimar Campos: “Como prefeita de Várzea Grande, quero fazer a cidade mais feliz, com mais asfalto, iluminação pública. Junto com senador Jaime Campos vamos trazer 300 quilômetros de asfalto para cidade. Infelizmente todos os bairros estão insatisfeitos com esse setor, e não foi isso que Jaime deixou, oito anos atrás tinha asfalto em todos os bairros, nesses oito anos não foram feitos nem a manutenção”.
Edson: A população de Várzea Grande sofre com a falta de asfalto, com a poeira. Para melhorar a infraestrutura, vamos melhorar a iluminação pública, levar asfalto para os bairros, construir também praças públicas para que a população tenha lazer. Vamos criar teatros municipais, centro de evento de cultura”.
Walace: “Várzea Grande foi um fruto de uma administração sem competência, mais de 50 anos administraram essa cidade sem planejamento para infraestrutura, fizeram muito pouco e o pouco que fizeram, fizeram sem coerência. Por isso, como prefeito de Várzea Grande foi levar asfalto para todos os bairros da cidade, saneamento básico e iluminação pública.”
Tião da Zaeli: “População de Várzea Grande, nossa cidade não tem asfalto nos bairros, tem tratamento de superfície, e esse tratamento de superfície deixou contas para trás, como a do bairro Figueirinha e da avenida da FEB. Nesse um anos de gestão recuperei o PAC, e com a verba vou colocar água em todos os bairros de Várzea Grande para o próximo 30 anos, por isso não vou deixar colocar nas minhas costas o problema de saneamento da cidade, pois esse problema não foi adquirido na minha gestão”.
Pergunta realizada pelo site VG Notícias: Tião da Zaeli, Várzea Grande leva o nome de cidade industrial, porém o que vemos é outra realidade, Várzea Grande está mais para cidade dormitório, o que o senhor fará para mudar essa situação?
Tião da Zaeli: "É verdade, muitas indústrias de Várzea Grande foram embora por falta de infraestrutura, gerando desemprego. Infelizmente, a cidade não tem prédio porque não tem infraestrutura e, por isso, vamos fazer uma política de incentivo fiscal para atrair mais industrias para a cidade, e assim gerar mais empregos".
VG News: Candidata Lucimar Campos, panfletos apócrifos diz que a senhora, caso seja eleita irá acabar com a Bolsa Familia, é verdade?
Lucimar: "Sempre trabalhei pelo social, a bolsa família é um programa do governo federal, como prefeita vou trabalhar para ampliar esse projeto. Infelizmente muitos candidatos implantam depoimentos falsos sobre o que será feito na minha administração".
Tião da Zaeli x Lucimar: O Deputado Julio Campos e o senador Jaime Campos, não trouxeram nenhum recurso para a saúde. O que a senhora tem a dizer sobre isso?
Lucimar: O senador Jaime Campos mandou sim muitos recursos para a cidade, mas esse recursos voltaram para Brasília, porque o município não possui certidão e está em inadimplência. O senhor diz que assumiu a prefeitura em um ano, mas o que fez quando foi vice-prefeito?
Réplica Tião da Zaeli: eu agradeço o senador Pedro Taques, o deputado Eliene que trouxeram investimento para Várzea Grande. E quero dizer candidata, que recursos para a saúde não há necessidade de certidão, não trouxeram porque não tiveram interesses. O Seu vice foi Secretario de Saúde por 12 anos, ele foi um belo secretário que construiu um hospital particular em Cuiabá.
Tréplica Lucimar: Não se pode confundir endividamento com inadimplência. A inadimplência é quando você deixa de pagar, hoje o município de várzea grande ta acabado , abandonado.
Tião da Zaeli x Miltão: O senhor acha que é culpa dessa administração o caos que Várzea Grande vive ou se arrasta há décadas?
Miltão: Eu moro a 36 anos nessa cidade e vejo que a dificuldade que essa cidade passa hoje vem de muitos anos, ninguém fez nada pela cidade. Somente o Miltão tem a originalidade para fazer a mudança, vocês falam bonito, mas não fazem nada.
Réplica Tião: Todos os moradores da cidade merecem respeito, eu assumi a prefeitura em um ano e infelizmente não tínhamos recursos para fazer nada. Logo após, consegui recuperar o PAC, recebi recurso do senador Pedro Taques e deputado Eliene e estou levando água 24 horas para todos os bairros da cidade
Tréplica Miltão: Vou ser prefeito e vou fazer diferente, os ricos não precisa da Prefeitura, mas o pobre sim e vou governar para os pobres.
Tião x Walace: Dr. Walace estamos recebendo obras da Copa do Mundo do Governo do Estado, mas estamos questionando o Governo para investir mais em Várzea Grande, o senhor como aliado do governador Silval Barbosa (PMDB), porque o governo não investe na cidade?
Walace: O governador Silval Barbosa esta trazendo grandes investimentos para Várzea Grande com a Copa do Mundo, além disso, já trouxe casas para a cidade, inaugurou o hospital Metropolitano. Então prefeito, o governador tem mais 2 anos para trazer mais investimentos para a cidade. Mas o senhor nunca foi pedir recursos para o governador, nunca foi nos gabinetes dos deputados, somente no gabinete do deputado Riva, achando que o Riva tem capacidade para te eleger aqui, mais ele não tem capacidade.
Réplica Tião: Quero falar que o senhor nunca foi também ao meu gabinete para trazer propostas, somente para pedir emprego para seus sobrinhos.
Tréplica Walace: O senhor está muito enganado, porque já trouxe muitas propostas e recursos para Várzea Grande.
Tião da Zaeli x Edson: O que o senhor pretende fazer para que Várzea Grande saia da estagnação econômica e da dependência de Cuiabá?
Edson: O povo quer saber o de agora, cadê a água, a saúde, a educação. Você tem que ter políticas públicas agora. Eu vejo que o senhor prefeito, tem que respeitar as intenções democráticas. Primeiro que eu estou sem salário há seis meses, você não pagou meu salário como professor, você demitiu médicos, pressionou contratados, você trata a gestão pública como se fosse uma empresa privada, uma empresa sua. O senhor mistura a questão privada com questão pública, questão pública é diferente, por exemplo, o senhor tem que valorizar o professor, o médico. Várzea Grande tem que ter uma política de desenvolvimento, eu como prefeito quero construir um grande parque industrial, gerando emprego e receita, e não vejo que você tem projeto para isso, só acusa só ataca.
Réplica Tião da Zaeli: O senhor está desinformado, o senhor é servidor fantasma da Prefeitura, e o senhor tem sindicância para responder. O senhor é um mau exemplo de servidor municipal e Estadual. Então candidato, o senhor tem que dar exemplo primeiro.
Tréplica Edson: Eu sou da Central Geral dos Servidores do Brasil, que fiscaliza o serviço público no Brasil inteiro. Fui convidado para participar da CB pela minha criação do movimento sindical dos servidores que cobrei do prefeito Murilo Domingos pra recolher o dinheiro da Previdência Social de Várzea Grande.
Walace x Edson Ribeiro: Qual sua proposta para o turismo em Várzea Grande?
Edson: Várzea Grande tem uma cultura muito rica, temos aqui a rota do peixe do Bom Sucesso, e isso pode ser ampliando para que os turistas da Copa do Mundo possa desfrutem dessa culinária. Vou capacitar a população para trabalhar em hotéis, pousadas, guia turístico para receber os turistas e difundir nossa cultura para fora.
Réplica Walace: Nós estamos fazendo gestão para que venha R$ 3 milhões para construção centro de convenção do município de Várzea Grande. O que falta às vezes é o prefeito buscar.
Tréplica Edson: O que observamos é o que falta em Várzea Grande é uma proposta para Várzea Grande, o atual gestor só fica atacando.
Walace x Miltão: Candidato, qual sua proposta para área de lazer de Várzea Grande?
Miltão: Infelizmente nossos governantes não se preocuparam com a área de lazer, inclusive o senhor que foi deputado oito anos. A cidade está abandonada, cheia de lixo, água suja, por isso, vou resolver todos esses problemas.
Réplica Walace: Na linha de propostas vamos reativar mini estádios, fazer praças públicas para a população passear e reativar a rota do turismo na nossa cidade.
Tréplica Miltão: Vou levar para Praia Grande, Bom Sucesso todo investimento em saneamento básico, difundir os comércios para que essa população não precise vir para o centro da cidade
Walace x Lucimar: O que a senhora tem a dizer sobre vários bairros periféricos que não tem asfalto, nem rede de esgoto e água de qualidade?
Lucimar: Então candidato é muito fácil acusar os antigos prefeitos da nossa a cidade. Várzea Grande tem tudo porque Jaime Campos fez, aqui só tem asfalto que Jaime deixou, só tem a infraestrutura que Jaime deixou, agora o senhor que é deputado há oito anos com apoio do governo estadual e não trouxe nada para a nossa cidade durante esse tempo, o senhor vai me desculpar. Mas como prefeita, vou fazer 300 quilômetros de asfalto, não somente tampar buracos como muitos fizeram.
Réplica Walace: Com todo respeito, não estou acusando, estou perguntando, porque a senhora falou que Jaime Campos asfaltou toda cidade. Só que, Várzea Grande não tem 60% das ruas asfaltadas. Precisamos fazer muito mais para a cidade de Várzea Grande, mas agora acredito que os prefeitos que passaram pela prefeitura de Várzea Grande fez muito pouco, muito pouco.
Tréplica Lucimar: Volto a dizer ao senhor que tudo que Várzea Grande tem hoje, foi Jaime que deixou o senhor como deputado não fez nada pela nossa cidade.
Walace x Tião da Zaeli: O senhor é o único que pode esclarecer de verdade a questão da dívida do município. Essa dívida foi construída na sua gestão ou na gestão passada?
Tião: A dívida foi construída de 30 anos para cá, são dívidas do Pronto-Socorro, do Departamento de Água e Esgoto, do INSS. A dívida chega sim a R$ 30 milhões. Se parcelarmos essa dívida para tirarmos a certidão da prefeitura não tem capacidade de pagar. Gestores passados parcelavam as dívidas, retiravam a certidão, recebiam recursos, mas não pagavam as parcelas. O próximo gestor terá que fazer uma grande ginástica para renegociar essa dívida e buscar recurso não sei da onde, porque com a arrecadação do município não tem como pagar.
Réplica Walace: É fundamental essa parceria minha com o governo do Estado, com o presidente Lula, com o senador Blairo Maggi, com mais de 14 deputados estaduais, deputados federais, porque o próximo gestor se não trabalhar coerente, não tirara a cidade dessa situação.
Tréplica Tião da Zaeli: Nesse caminho que estamos trabalhando, trazendo grandes empresas para Várzea Grande.
Lucimar x Walace: O que o senhor acha de implantar o reforço escolar nas escolas municipais?
Walace: Nós temos que avaliar a educação como todo, implantar o reforço já uma demonstração que escolas municipais não estão indo bem, temos que planejar uma política pública para educação. Renovar as escolas para que elas sejam atrativas, com ar-condicionado, com quadras cobertas e principalmente valorizar os professores. Temos que trazer as crianças que estão fora da sala de aula para dentro da escola, e a partir daí acabar com em envolvimento dessas crianças com drogas e prostituição.
Réplica Lucimar: Um dos nossos principais objetivos é com certeza qualificar a educação no nosso município. Eu não vejo as creches novas que o prefeito fala, tudo que vejo é o que Jaime deixou. Pratico o reforço escolar, dentro do Instituto Jaiminho e não temos alunos repetentes há mais de cinco anos..
Tréplica Walace: A senhora só fala do Jaime Campos, vocês estiveram 48 anos em frente à Prefeitura e fizeram muito pouco.
Lucimar x Miltão: Candidato, qual é o seu projeto para a cultura de Várzea Grande?
Miltão: Nós precisamos investir muito na cultura, as gestões passadas não investiram nesse setor. Mas, o Miltão vai investir sim nas áreas sociais, não entendo o porquê a cidade de Várzea Grande está assim, a família da senhora comandou por muitos anos Várzea Grande e nada foi feito pela cidade, foi incompetência, falta de interesse, o que foi?
Réplica Lucimar: O senhor precisa conhecer melhor o que foi feito em Várzea Grande, dentro da parte cultural, tínhamos a casa da cultura, temos as áreas das artesãs no Limpo Grande, o pessoal da culinária, pessoas que lutaram muito pela cultura do nosso município.
Tréplica Miltão: Eu também visitei o pessoal do Limpo Grande e esse povo precisa mais de atenção candidata. O trabalhador precisa ser priorizado. Quero fazer a realização e fazer essas quatro uppas, eu vou ser prefeita de várzea grande pra curar nossa cidade.
Lucimar x Edson: O que o senhor acha da implantação de unidades de pronto atendimento e m alguns bairros de Várzea Grande?
Edson: As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são fundamentais, no nosso plano de governo, para cada 30 mil habitantes de uma região terá uma UPA. Vamos fazer também a saúde preventiva, nós temos somente 11% de esgoto tratado na cidade, vamos aumentar para 100% e assim, diminuir doenças causadas por esse setor.
Réplica Lucimar: Como prefeita de Várzea Grande quero implantar quatro UPAs na cidade, é muito fácil dizer que temos parceria com o Governo de Estado, Governo Federal, sendo que eles nunca ajudaram a nossa cidade. Vou ser prefeita para curar Várzea Grande.
Tréplica Edson: As UPAs são importante para desafogar o Pronto-Socorro municipal.
Lucimar x Tião: Quanto tempo existe de atraso os repasses das verbas do Estado para saúde em Várzea Grande? E quais são as providências que o senhor tomou diante dessa situação?
Tião: Havia quatro repasses em atraso, mas nessa última semana o governo pagou dois repasses. Portanto, ainda tem dois repasses em atraso. A insatisfação do Pronto-Socorro e dos servidores é realmente a questão dos repasses, que gerou muitas dificuldades, constrangimento a população e falta de remédios, mas graças a Deus a situação já está normalizando.
Réplica Lucimar: Eu tenho como lema, que não existe despesas para atender a necessidade da nossa população, eu não admito de forma alguma que a nossa gente seja tratada como está sendo, eu se fosse o senhor eu pagaria no mínimo, Dipironas para as nossas crianças.
Tréplica Tião: Com certeza todos os problemas que temos no município são reflexo das administrações passadas, eu poderia estar comprando Dipirona se não estivesse pagando dívida deixadas pelos Campos.