O candidato à reeleição de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli (PSD) ingressou com uma representação eleitoral contra o também candidato, historiador Edson Ribeiro do Partido da Pátria Livre (PPL), solicitando “retratação”. Tião da Zaeli alega que no programa eleitoral gratuito do historiador, veiculado na segunda-feira (10.09), no período noturno, ele o acusou de pressionar os funcionários públicos municipais a apoiarem sua reeleição e exonerar quem declarasse apoio a outro candidato.
Ofendido com o conteúdo do programa eleitoral de Edson Ribeiro, o prefeito pediu na justiça, em medida liminar, a retirada de 2 minutos do programa do historiador, nas partes indicadas como ofensivas, com informação de que a não veiculação do programa resulta de infração à lei eleitoral, e a concessão do direito de resposta por igual tempo.
O prefeito informou ainda, que a matéria veiculada é falsa e caluniosa, e que jamais demitiu ou exonerou qualquer funcionário por declarar apoio aos candidatos concorrentes. De acordo com Tião, as demissões e exonerações realizadas se deram por motivo de ordem técnica e que tem realizado concursos públicos para o preenchimento das vagas ocupadas por funcionários contratados.
Desta forma, a juíza eleitoral da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Marilza Vitório, acatou o pedido, por entender que Edson Ribeiro divulgou acusações graves sem a devida comprovação dos fatos.
“Pelo exposto e por tudo mais que dos autos consta, defiro, parcialmente, o pedido de liminar para suspender a exibição da propaganda eleitoral irregular apenas no que tange às acusações de perseguição política, demissões e exonerações criminosas de funcionários públicos pelo Representado. Notifique-se a emissora de TV Gazeta – Rede Record, para que se abstenha de transmitir a propaganda realizando os cortes necessários para excluir somente as acusações de perseguição política, demissões e exonerações criminosas de funcionários públicos pelo representado, sob pena de prática de crime de desobediência (artigo 347 do Código Eleitoral)” decidiu a magistrada.
Mais acusações: No programa eleitoral gratuito, vinculado ontem (12.09) Edson Ribeiro atacou novamente Tião da Zaeli. O historiador divulgou uma foto do prefeito juntamente com o também candidato a prefeito do município, Walace Guimarães (PMDB) e o ex-prefeito do município, Murilo Domingos (PR), a qual demonstra os referidos no Pantanal brindando a vitória de Domingos, em 2008, com um copo de cerveja na mão. Tião da Zaeli, já ingressou na justiça, pedindo a retirada do programa.
Vale destacar, que Edson vem utilizando de todo seu tempo de propaganda eleitoral, que soma 2 minutos para atacar os adversários, perdendo o benefício de exibir suas propostas a sociedade.