O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informou que pretende finalizar até as 21h (horário de Mato Grosso) a totalização dos votos das eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. O horário é o mesmo previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera ser possível conhecer a maioria dos vencedores do pleito até 22h (horário de Brasília).
Em entrevista coletiva na manhã deste domingo (7), o presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, afirmou que o pleito está ocorrendo de forma tranquila nos municípios do estado. Conforme o desembargador, 100% das seções eleitorais estão funcionando. De acordo com a Justiça Eleitoral, mesmo em pontos considerados mais distantes, a exemplo das aldeias indígenas, estima-se que os trabalhos sejam concluídos ainda no início da noite.
O reforço na transmissão de pontos deve contribuir com a agilidade no envio de dados e resultar em um apuração mais rápida, conforme o TRE. Entre uma eleição e outra avançou de 130 para 230. Os investimentos também foram reforçados para o pleito mato-grossense.
Estima-se que nesta edição sejam aplicados R$ 10 milhões frente aos R$ 5 milhões de 2008.
Em 2012 são quase 11 mil pessoas concorrendo aos cargos eletivos. A Justiça Eleitoral concedeu 378 registros de candidaturas a prefeito; 394 para vice e outros 10.062 para vereadores, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O estado conta com mais de 2,1 milhões de eleitores, sendo a maioria do sexo masculino. Neste domingo (7) os eleitores vão se dirigir a um dos 1.508 locais de votação espalhados por 60 zonas eleitorais e 6.148 seções eleitorais.
Quatro mil e seiscentos policiais militares e bombeiros vão atuar nas eleições municipais deste ano entre os 141 municípios mato-grossenses.
Em 2012, de acordo com a Jusitça Eleitoral, foram lacradas 8.500 urnas. Destas, 6.148 utilizadas para seções e as demais como contingências. Em Cuiabá foram 555.
Pela primeira vez em oito municípios os eleitores vão poder votar em urnas biométricas durante as eleições. O sistema vai funcionar em Campo Verde, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Ponte Branca, Campo Verde, Vale do São Domingos e Acorizal. Juntos, os municípios possuem um eleitorado acima de 74 mil.
Um único candidato - De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, nos municípios de Brasnorte, Nova Marilândia, Ribeirãozinho, Tesouro e União do Sul, haverá uma única opção de candidato.