O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, se reuniu na manhã desta quarta-feira (20.06), com as diretorias das polícias Federal, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, para tratar da segurança nas eleições municipais que se realizarão no dia 7 de outubro.
Entre as decisões anunciadas durante a reunião, destaca-se o aumento do efetivo das polícias Federal e Civil destinado a trabalhar no serviço de inteligência antes da data do pleito, com o objetivo de coibir todo tipo de ilicitude eleitoral.
Tanto a Polícia Federal quanto as polícias Civil e Militar já contam com um mapeamento dos municípios e localidades onde há histórica incidência de crimes eleitorais e/ou registro de conflitos no dia das eleições. Este mapeamento permitiu, por exemplo, que as ações e distribuição de pessoal fossem planejadas e executadas com antecedência.
Além do mapeamento, as polícias vão trabalhar com detalhado planejamento, que inclui desde a estrutura necessária em cada local de votação até planos de ação em casos de conflitos, nos 141 municípios do Estado.
A Polícia Federal, por exemplo, mapeou os municípios onde vai atuar no serviço de inteligência, no período pré-eleitoral. E solicitou ao governo federal aumento do efetivo para cuidar da segurança das eleições em Mato Grosso.