O PMDB anunciou no fim da tarde de ontem (18.06), após reunião com a executiva estadual, que terá candidato próprio à prefeitura de Cuiabá. Menos de duas semanas após a saída do empresário Dorileo Leal do páreo e de cogitar uma aliança com Mauro Mendes (PSB), os peemedebistas decidiram que vão continuar com uma chapa própria para disputar o Palácio Alencastro.
O nome da vez é do ex-vereador Totó Parente, que em 2004, disputou a eleições para Prefeitura da Capital e teve pouco mais de 12 mil votos.
Um dos defensores da pré-candidatura de Parente é o deputado federal Carlos Bezerra, que também ganhou apoio do governador Silval Barbosa. Algumas das lideranças do partido acreditam que esta manobra de lançar candidatura própria é para fortalecer o nome da legenda na Capital.
Silval colocou que com a decisão de ter um nome à sucessão do prefeito Francisco Galindo (PTB), o partido deve buscar aliados para o pleito eleitoral. Entre as legendas que o PMDB vem dialogando estão o PPL, PSC e PCdoB e o DEM. Ele disse que Parente está preparado para assumir a Prefeitura da Capital e que o ex-vereador tem capacidade suficiente para vencer as eleições de Cuiabá.
Totó Parente estava morando no Rio de Janeiro, ele já foi secretário do Centro-Oeste e assessor do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ).
Além de Totó, o vereador pela Capital, Domingos Sávio, também tinha colocado o nome à disposição do partido. A convenção da legenda em Cuiabá está marcada para o dia 30 de junho, último dia para que sejam realizadas as convenções.