As convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador se iniciarão amanhã (10.06). A partir desta data, os partidos têm 20 dias para definir quem são seus candidatos.
Porém, em Várzea Grande ainda há muitas indefinições. Tem partido que está guardando a sete chaves o nome do candidato, outros que não sabem o rumo a tomar – se candidatura própria ou apoio a outra sigla, e tem aqueles com mais de um pré-candidato duelando para ocupar o posto majoritário.
O Democratas, por exemplo, tem defendido desde o início candidatura própria, mas enrolaram para anunciar o candidato e hoje já falam em fazer aliança para indicar vice. A sigla aguarda o senador Jaime Campos definir se vai encarar o pleito ou não, para então, tentar aliança com outro partido e indicar o vice para compor a chapa.
Já o PT, apesar de possuir um filiado (Alencar Farina) disposto a encarar o pleito eleitoral, há divergências internas, alguns membros defendem que a sigla deve recuar da candidatura própria para a prefeitura e focar no projeto de eleger vereadores da legenda para a Câmara municipal.
Os petistas têm outra dificuldade. Atualmente compõe o movimento “Unidos por Várzea Grande” – aglomerado de partidos nanicos -, e este grupo já definiu que a candidata é a professora Nice – a Nicinha (PSB), e caso o PT decidir encarar candidatura própria, Farina terá que “duelar” com Nicinha. Ainda, caso o partido recue, irão abandonar o movimento e se aliar com PSD – na tentativa de emplacar maior quantidade de vereadores.
O PSC é outro partido com dois membros duelando para encarar a majoritária. De um lado o vereador João Madureira e de outro Tarcisio Bassan. O partido optou por pesquisa qualitativa para solucionar o imbróglio. Bassan aposta na inelegibilidade de Madureira, que por sua vez, aposta em sua popularidade.
Já o PSD, defende candidatura a reeleição de Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli. Porém, há um jogo de empurra, o diretório estadual afirma que a decisão depende apenas de Tião, já o prefeito diz que aguarda definição do diretório estadual.
Definido - Dentre os partidos de maior representatividade, o PMDB foi o único que deu ponta pé inicial e anunciou o deputado Wallace Guimarães como o representante da sigla nas eleições de outubro.