O candidato do PSB à Prefeitura de Cuiabá (MT), Mauro Mendes, venceu o segundo turno das eleições neste domingo (28) e é o novo prefeito da capital. Ele teve 54,6% dos votos válidos e venceu Lúdio Cabral (PT), que conseguiu 45,4% dos votos quando 97% das urnas estavam apuradas.
Os votos brancos somaram 1,23% e os nulos 2,63% .
Durante todo o segundo turno, os dois disputaram voto a voto as eleições. Em uma mesma semana, os dois foram apontados como vitoriosos pelas pesquisas de intenção de voto.
No dia 15 de outubro, a Gazeta Dados apontou a vitória do petista com 47% dos votos, 6 pontos percentuais à frente do candidato do PSB, que alcançava 41% dos votos. No dia 19 de outubro, o Ibope deu vitória a Mendes com 48% dos votos e Cabral chegando a 43% dos votos.
Os dois chegaram ao segundo turno praticamente empatados. Mendes liderava a disputa com 43,96% dos votos válidos e Lúdio, logo atrás, alcançou 42,27% dos votos válidos.
Com a campanha acirrada, as coligações e apoio dos candidatos derrotados fizeram a diferença no segundo turno em Cuiabá.
O mensalão, como em outras cidades com candidatos petistas, foi assunto de debate entre os candidatos, e a Justiça Eleitoral chegou a proibir que a coligação do candidato Mauro Mendes (PSB) veiculasse música em carros de som com referências ao escândalo, processo em julgamento no STF, que ofendessem a honra do candidato Lúdio Cabral (PT). A juíza fixou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
O trânsito é um dos grandes desafios que serão enfrentados pelo novo prefeito. As estruturas das ruas e avenidas de Cuiabá já não suportam o fluxo de veículos. Em apenas três anos, a capital contabilizou 64 mil novos veículos emplacados, segundo o Detran de Mato Grosso.
O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que Cuiabá conta com 55.298 habitantes e 332.132 veículos, o que representa um veículo para cada dois habitantes.
Perfil: Mauro Mendes nasceu em Anápolis (GO), tem 48 anos e dois filhos. Ele é empresário do ramo de metalurgia em Cuiabá. Por seis anos, foi presidente da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) por dois mandatos e também presidiu o sistema Sesi/Senai.
Ocupou ainda o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias. No ano de 2008, o empresário disputou as eleições para prefeito de Cuiabá e não conseguiu ser eleito. Em 2010, Mauro Mendes também disputou o governo e perdeu novamente a disputa.
Fonte: R7