A maioria dos 13 vereadores da Câmara de Várzea Grande irá concorrer à reeleição no pleito de 2012. São 11 que pretendem permanecer na função. São eles: Antonio Cardoso (PSD), Antonio Gonçalo Pedroso de Barros - Maninho de Barros (PSD), Antonio Jose de Oliveira - Toninho do Glória (PV), Benedito Francisco Curvo - Chico Curvo (PSD), Domingos Sávio (PR), Fábio Saad (PTC) Marcos Boró (PSD), João Madureira (PSC), Isabela Guimarães (PSD), Hilton Gusmão (PV) e Wanderley Cerqueira (PSD).
Ficaram de fora apenas os vereadores Wilton Coelho (PR), que ocupa posto de vice do candidato a prefeito do município, deputado Wallace Guimarães (PMDB), e o vereador Denivaldo Pereira – o Baiano Pereira (DEM) que é considerado ficha-suja, devido à condenação pelo homicídio duplamente qualificado, do segurança particular Ildeu Ferreira dos Santos.
No entanto, dos vereadores que pretendem disputar, um é acusado de ferir as leis constitucionais, podendo ser barrado pela Lei “Ficha Suja”. O vereador Toninho do Glória que é acusado de cometer abuso de poder econômico e político.
Vale destacar, que boa parte dos parlamentares várzea-grandenses perdeu a credibilidade junto à população e pode sofrer no pleito eleitoral. Poucos foram os trabalhos de relevância apresentados e muitas foram às denúncias contra os legisladores, entre elas, empregar servidores fantasmas, apropriar indevidamente de parte dos salários dos servidores, indicações de familiares no Executivo.
Aumento de vagas - Nas eleições deste ano a sociedade várzea-grandense irá eleger 21 vereadores, portanto o voto deve ser consciente e para quem realmente irá representar o povo.