Em discurso para uma plateia de cerca de 1.500 pessoas reunidas no centro comunitário do bairro CPA 1, na noite desta segunda (10), o candidato a prefeito Lúdio Cabral reafirmou seu compromisso de defesa da vida, que considera “o bem mais precioso da humanidade”.
Falando às lideranças integrantes do “Movimento Social 13”, que declaram apoio à sua candidatura, ele assumiu compromisso com a implantação do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, em Cuiabá. A portaria que institui o programa, que em 2013 destinará R$ 10 milhões para atendimento às gestantes na capital, foi assinada nesta segunda pelo ministro Alexandre Padilha, que participou de comício do petista na semana passada.
Lúdio lembrou ainda que como vereador foi autor da lei municipal que permite à grávida saber o local do parto antes do sétimo mês de gravidez, medida que já está prevista no programa Rede Cegonha. “É nosso dever defender a vida e ela começa na concepção, que vem de Deus. Aprendi isso com minha família e consolidei essa convicção durante minha atuação como médico”.
O candidato também enfatizou seu compromisso de implantar um grande programa de prevenção e combate às drogas, envolvendo crianças, jovens e familiares. “Nosso compromisso é abraçar as crianças e jovens para protegê-las das drogas, assim como protegeremos as mães”, comentou.
Lideranças pró Lúdio
Francisco Faiad, candidato a vice pela coligação, salientou a importância destas semanas finais de campanha, que ele caracterizou como “promissoras”. “Queremos mudar Cuiabá ou deixar como está?”, questionou.
Para o ex-secretário Éder Moraes, um dos organizadores do evento, Lúdio Cabral é “a esperança renovada de Cuiabá”. Ele elencou as melhorias que precisam ser feitas no bairro do CPA 1, entre elas a revitalização da praça e a gestão para adequação do espaço ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Moraes, que é oriundo do CPA, lembrou que foi sua iniciativa, como secretário da então Agecopa (hoje Secopa) trazer o VLT até o terminal do CPA 1, pois no traçado original ele só iria até à reserva Massairo Okamura. Ele elogiou Lúdio Cabral, caracterizando-o como homem do povo, que fará uma gestão pautada na participação popular. “Lúdio como prefeito vai definir junto com a população todas as ações da Prefeitura. Ele vai fazer o orçamento participativo acontecer de fato”.
O Movimento Social 13 reúne 431 lideranças de movimentos sociais, entre sindicatos, associações de moradores, clubes de mães e outras entidades que apoiam a candidatura do petista. Elas veem em nele a esperança de solução para os problemas estruturais dos bairros e para a deficiência na oferta de serviços básicos como o atendimento em saúde e a educação de qualidade.
Um dos segmentos que recentemente aderiu à campanha foi o das entidades representantes das pessoas com deficiência. Uma das lideranças do segmento, o ex-deputado estadual e ex-vereador por Cuiabá, Mário Lúcio (PMDB), salientou a confiança que as pessoas com deficiência depositam na candidatura de Lúdio Cabral para resolver problemas como a falta de atendimento médico para as gestantes deficientes e para os que esperam na fila por próteses e cadeiras de rodas. “Nós não queremos ficar em casa, queremos ir para a rua, poder pegar um ônibus com segurança. Não é possível mais uma gestante deficiente chegar a um posto de saúde e não ser atendida”.
Outra liderança presente foi o coordenador das comunidades rurais José Roberto Pacheco, que vêm em Lúdio Cabral a possibilidade de melhorias no abastecimento de água, no transporte escolar e no acesso à saúde. “Falta saúde para a população das comunidades, muitas das quais são distantes até 100 km da capital, mas as pessoas são obrigada a vir para cá para serem atendidas”. Ao todo, a Baixada Cuiabana reúne 21 comunidades e 52 associações de pequenos produtores. “A zona rural está abandonada, não temos estrada, ponte. O Lúdio é um homem da saúde, veio de baixo como nós, é humilde, não é milionário. Por isso, acreditamos nele”.
A presidente do Conselho de Segurança do Planalto (Conseg), Sandra Gusmão de Almeida, acredita que as propostas do petista para as áreas de segurança, saúde e educação atendem às necessidades dos moradores. “Sei que o Lúdio irá concretizá-las, pois ele é sério e comprometido”.
Em uma fala emocionada, a presidente do grupo de siriri Flor Ribeirinha, “Dona Domingas”, disse que Lúdio fará muito pela cultura tradicional de Cuiabá. “Estamos cansados de ser humilhados, de tomar ‘chá de cadeira’. Se não fosse o cururu e o siriri, a Copa não teria vindo para cá.Temos uma cultura linda, por isso fomos eleitos. Tenho certeza que com Lúdio, a porta estará sempre aberta aos artistas”, finalizou ela, cantando o trecho de um jingle que criou para o candidato, cuja letra diz “É Lúdio sim, é Lúdio já, para prefeito de Cuiabá”.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá, Antônio Bodenar, ressaltou a trajetória de Lúdio Cabral como vereador, cuja atuação foi marcada pela defesa das lutas populares. “Conhecemos o Lúdio não por escândalos envolvendo seu nome, mas pela sua história de luta contra o aumento do IPTU, da passagem de ônibus e contra a privatização da Sanecap”.
Estiveram presentes no evento 121 presidentes, 94 vice-presidentes; 128 ex-presidentes e 88 ex-vice presidentes de associações de moradores e diretores de entidades como a Associação Mato-grossense de Obesidade, a Cooperativa dos Motofretistas e Mototaxistas de Mato Grosso, a União Mato-grossense dos Estudantes, a Associação dos Cururueiros de Cuiabá, a Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá, o Sindicato dos Taxistas de Cuiabá, o grupo Resgatando Vidas Contra as Drogas, a Juventude Comunitária, entre outras.