Em caminhada pela região do bairro Osmar Cabral, o candidato a prefeito, Lúdio Cabral (PT) comprometeu-se a se inspirar em Lula e fazer em Cuiabá o mesmo que o ex-presidente fez pelo Brasil, referindo-se às melhorias na qualidade de vida da população mais carente. O candidato convocou a população a votar em um trabalhador em contraposição a um empresário e opinou que “um milionário não se preocupa com o povo”.
No último final de semana antes do segundo turno, Lúdio e Francisco Faiad (PMDB) candidato a vice-prefeito pela coligação, visitaram a região do Coxipó, onde o médico é bastante conhecido por ser funcionário do posto de saúde do bairro Tijucal e ter atuar na região como médico há muitos anos.
Caminhadas realizadas no sábado e domingo percorreram os bairros Osmar Cabral, Novo Milênio e Pedra 90, região onde o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) teve votação expressiva no primeiro turno. Lá, moradores apontaram entre as qualidades de Lúdio a humildade e a experiência no setor público, como vereador, e avaliaram Mendes como “arrogante” e pouco preocupado com os mais pobres. “Mauro é um empresário e se for eleito vai se preocupar em enriquecer ainda mais”, opinaram o vice-presidente e o presidente do bairro Parque Geórgia, Vitor Pereira e Teoclécio Dutra.
Para ambos, o petista é o melhor nome por possuir militância política e envolvimento com o povo, características que não identificaram em Mendes. “Dos novos vereadores eleitos, quatro são a região do Coxipó e isso é uma prova de que a população dessa região quer mudança, uma administração nova”, comentou Teoclécio.
Cerca de 30 mil pessoas vivem na região do Osmar Cabral, que reúne mais de 10 bairros. O chacareiro Manoel Evangelista, morador do cinturão verde, no bairro Pedra 90, acredita que, se eleito, Mendes irá se preocupar com o benefício de suas empresas, sem dar atenção às necessidades da população. “Além de ser meu candidato, o Lúdio é um grande amigo, tem simplicidade e fala a nossa língua”.
Outra atitude de Mendes reprovada pelos moradores é o fato de ter se aliado a figuras políticas como Antero Paes de Barros e José Antônio Rosa. O comerciante Roque Duarte, morador do bairro Pedra 90 há 15 anos, conta que votou em Mendes em eleições anteriores, mas que agora sua visão do peessebista é outra. “Ele está junto com as pessoas que promoveram o desmonte de Cuiabá. Se eles voltarem, não vai ter nada de bom para nós”.
A mesma opinião é compartilhada pelo comerciante Robson Giovanotti. “Aprendi a não gostar do Mauro, pois ele está jogando hoje do mesmo jeito que jogaram contra ele em eleições passadas”.
A costureira Neiva Regina Bispo Rocha, também moradora do bairro, diz ter desaprovado a conduta de Mendes ao atacar seus adversários. “Ele esconde os próprios problemas e fala mal dos outros, isso é muito feio”.