O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deu início nesta quinta-feira (25/10) às cerimônias de conferência visual das 1.060 urnas eletrônicas que serão utilizadas neste domingo (28) no segundo turno do pleito municipal em Cuiabá. Na cerimônia, todas as urnas que já receberam carga e lacre, em que foram inseridas informações e fotos dos candidatos e dados dos eleitores de cada seção, passam por nova conferência.
Hoje (25) as urnas eletrônicas da 1ª, 51ª e 54ª zonas eleitorais passaram pela conferência visual em cerimônias acompanhadas pelos juízes eleitorais titulares, membros do Ministério Público Eleitoral, fiscais de partidos políticos e chefes dos Cartórios.
Nesta sexta-feira (26), a partir das 13h30, serão revisadas as urnas eletrônicas da 37ª, 39ª e 55ª zonas eleitorais.
De acordo com o chefe de Cartório da 54ª zona eleitoral, Éder da Silva Rodrigues, na conferência visual vários itens são verificados, tais como a identificação da caixa em que a urna eletrônica está armazenada e a própria urna, a zona e seção eleitoral a que pertence, data e hora, e o código de segurança gerado no dia da preparação. Todas essas informações são comparadas com as informações já registradas nas cerimônias de carga e lacre.